Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Sistema Fecomércio/AC e Sebrae no Acre celebram Dia Mundial do Hoteleiro

Compartilhe essa publicação:

“Acreditamos que 2022 será o ano da retomada dos serviços”. Foi com esta expectativa que o coordenador de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), João Bosco Nunes, definiu as comemorações do Dia Mundial do Hoteleiro, celebrado nesta terça-feira, 9. Na data, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, em parceria com o Sebrae no Acre, reuniu toda a cadeia produtiva do Turismo com o objetivo principal unificar ainda mais o trade no Estado.

Ainda de acordo com Nunes, a rotina pré-pandemia está, aos poucos, voltando. “Os voos voltaram no Brasil e no mundo, e os hotéis estão retomando às atividades, os eventos já voltaram a acontecer. A nossa expectativa principal é que o ano que vem seja o ano efetivo da nossa retomada”, disse.

A solenidade marcou, também, os 20 anos da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis no Acre (ABIH-ACRE) e os 85 anos da ABIH nacional. Segundo o vice-presidente da ABIH-Acre, Diogo Lemos, a pandemia foi decisiva para o fechamento de vários empreendimentos do setor hoteleiro.

“Vimos aqui no Estado o fechamento de vários hotéis, uns já reabriram, outros, não; mas devagar estamos percebendo uma melhora no movimento. O Acre, principalmente Rio Branco, depende muito do turismo de negócios, e estamos vendo uma melhora acentuada não apenas deste tipo de turismo, mas do turismo também de lazer. Precisamos do apoio de todos para conseguirmos nos levantar”.

O diretor-técnico do Sebrae no Acre, Lauro Santos, reforçou que a alta do dólar e as barreiras sanitárias dificultaram as viagens do brasileiro ao exterior, e por isso, há novos destinos turísticos nacionais sendo buscados. “O Acre é um destino exótico, e pode sim ser uma grande alavanca no setor turístico. Por isso, nós [Sebrae no Acre] estamos aqui, com ações e parcerias, para retomar o setor turístico”, disse.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio/AC e superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, lembrou que a Fecomércio atua para defender os interesses dos empresários e fortalecer o setor produtivo. “Em 2020, iniciamos um programa, encabeçado pela CNC [Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo]; e o Aqui Tem Turismo. Agora, estamos mais uma vez nos encontrando e fortalecendo a cadeia produtiva, o setor hoteleiro. A pandemia continua, temos de seguir nos preocupando, mas com cuidados sanitárias, acredito piamente que conseguiremos nos reerguer”, finalizou.

Rolar para cima