Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Redução nas tarifas de ônibus: diretor do Sistema Fecomércio/AC participa de reunião na RBTrans

Compartilhe essa publicação:

Com o objetivo de reduzir tarifas de ônibus e a melhorar na qualidade do transporte público para os usuários, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), participou, em conjunto com os demais membros que compõem a Câmara Técnica, da reunião organizada pelo Conselho Municipal de Transportes Públicos, para analisar as propostas de redução nas tarifas de ônibus na capital. O diretor Valdemir Alves Nascimento, representando o Sistema Fecomércio- Sesc- Senac/ AC, destacou que o encontro teve por objetivo estabelecer um consenso entre as entidades a respeito da concretização da redução nas tarifas de ônibus, mas de forma justa e equilibrada.

“A primeira fase foi uma análise de forma técnica dos dados da planilha que expõe os principais pontos desta proposta de redução, para, então, ser tomada um posicionamento”, pontuou Valdemir Alves. Os debates transcorreram entre os dias 15, 17 e 20 de setembro, no auditório da RBtrans, na Rodoviária Internacional de Rio Branco, e contou com a presença de instituições como Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA); Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac); o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindcol), o Diretório Central dos Estudantes do Ensino Superior (DCEs) e Fecomércio-Sesc-Senac/AC.

“Esta discussão é importante, mas tem que ser tomada com responsabilidade, é preciso mostrar onde foram essas reduções, seja em subsídios de outorga, do ISS [Imposto Sobre Serviços], dos combustíveis e outras questões”, disse, explicando que os presentes entenderam que uma redução pode ser feita num momento atual, mas, posteriormente, pode haver um efeito contrário. “Como aumento das passagens mais uma vez, por exemplo. Por isso, a redução será feita com base em muitas análises”, explicou Nascimento.

Segundo o diretor, o debate sobre a proposição do projeto de redução da tarifa precisa garantir a transparência de dados tanto para o empresário local quanto para a população.  Por isso, foi aprovado por unanimidade, no último encontro do Conselho Tarifário, a redução a passagem no valor de R$ 4 para R$ 3,50, sendo o subsídio da gratuidade reponsabilidade da prefeitura municipal de Rio Branco.

Dessa forma, segundo o Valdemir Alves, a Fecomércio/AC reafirma, com essa desoneração, o compromisso que sempre teve de trazer soluções que beneficiem os usuários, visando a melhoria na qualidade do serviço tanto para o empresarial quanto para a sociedade em geral. A redução deve ser avaliada e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores para então ser sancionada.

Foto: Dircom/Prefeitura de Rio Branco

Rolar para cima