O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Centro Terapêutico Lucimar Lucena Ramos realizou na quarta-feira, (06), encerramento do curso de aperfeiçoamento em técnicas de salgadeiro. O encerramento ocorreu na própria sede do centro terapêutico, localizado a rodovia Ac-40 km 18 e contou com a presença da Diretora Regional do Senac, Hirlete Meireles, do Coordenador do Centro Terapêutico, Paulo Cunha, além de instrutores e alunos.
O Centro acolhe e trata de dependentes químicos proporcionando sua recuperação e posterior inserção no seio da sociedade como relata o coordenador da entidade Paulo Cunha. “Esse é o momento em que devemos agradecer toda ajuda que estamos tendo de uma das instituições mais respeitadas na educação profissional do país que é o Senac. Disponibilizando cursos totalmente gratuitos para que nós possamos ajudar as centenas de pessoas que precisam se livrar desse mal da dependência química que aflige milhares de pessoas. Portanto a parceria do Senac em todo esse processo é de fundamental importância para nós que fazemos um trabalho voltado para recuperação dessas pessoas e atingirmos resultado positivo”, destaca Cunha.
Os 42 alunos formados pela instituição fizeram parte do Programa Senac de Gratuidade – PSG – que disponibiliza cursos totalmente gratuitos e proporciona acesso a milhares de pessoas a educação profissional. O curso de aperfeiçoamento foi disponibilizado através de parceria com Centro com o objetivo de ajudar na recuperação de dependentes químicos proporcionando a capacitação como forma de inseri-los no mercado de trabalho. Melhorando sua qualidade de vida e contribuindo com aumento de sua autoestima através da educação profissional. O curso com 40 horas/aula é dividido em duas etapas onde a primeira consiste na parte teórica e outra na parte prática onde os alunos entram na fase de produção e acondicionamento dos alimentos.
Hildo Almeida, supervisor de turismo, hospitalidade e lazer do Senac, relatou a importância da capacitação para ingresso no mercado de trabalho. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo e para ingresso nesse mercado à capacitação é essencial, e nós ficamos satisfeitos em estar cumprindo com nosso papel de educar para o trabalho a um público tão especial” destaca.
“Atender ao maior número de pessoas através da educação profissional é um dos nossos objetivos, mas, atender a esse público que busca mudar sua vida e luta para superar as dificuldades impostas a eles é poder ajudar e abrindo novos horizontes. Nós do Senac queremos que essa parceria se estenda por mais tempo e que mais cursos sejam ofertados a essas pessoas que necessitam da educação profissional para ingresso no mercado de trabalho”, ressalta Meireles, Diretora do Senac.