“Cortina de Fumaça” é o tema de mais uma etapa do projeto Cinema das ideias realizado numa parceria Serviço Social do Comercio (Sesc) e Universidade Federal do Acre (Ufac) que acontece dia 26 de abril no cine teatro Recreio às 19horas, a entrada é gratuita. Haverá um bate-papo com o professora universitáriaDra. Marisol De Paula Reis doCentro de Filosofia e Ciências humanas – UFAC. Entrada franca.
A iniciativa visa aproximar o público universitário e comerciário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, criando gosto e público pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca ainda compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior do mundo ao seu redor.
O Documentário
O documentário “Cortina de Fumaça”, de Rodrigo Mac Niven, procura, através de entrevistas com diversas pessoas relacionadas ao tema “drogas”, mostrar as inúmeras falhas do sistema repressor vigente. Mac Niven ouve acadêmicos, delegados e, até mesmo, produtores de maconha, para comprovar sua tese de que a criminalização das drogas não é capaz de diminuir o problema, mas sim, agravá-lo.
Uma das primeiras constatações feitas no documentário é a de que nunca existiu, e jamais existirá, uma sociedade plenamente livre das drogas. Questiona-se, então, como algumas dessas substâncias, recorrentes em toda a história humana, tornaram-se criminalizadas e como foi feita a classificação entre o que seria permitido e o que seria proibido.
Dia: 26 de Abril – Sábado
Local: Cine Recreio
Horário: 19h