O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, formou no dia 28, três turmas do curso de cabeleireiro através do programa Começar de Novo. A cerimônia de formatura ocorreu no Palácio da Justiça, com a presença da Magistrada e Coordenadora do programa, Maha Manasfi, do Secretário de Pequenos Negócios do Estado, José Carlos Reis e a coordenadora do Pronatec/Senac, Socorro Gabriel Lima Verde.
Os 40 formandos receberam os certificados após seis meses de curso, com 600 horas/aula divididas em duas etapas compreendendo aulas teóricas e aulas práticas. Escovar, pentear, hidratar, cortar e modelar, foram algumas habilidades que os profissionais da beleza adquiriram durante o curso. Os formandos receberam da Secretaria de Pequenos Negócios, 40 Kit’s de salão de beleza para auxílio na montagem do primeiro negócio.
Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado no Acre pela juíza Maha Manasfi, titular da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas – VEPMA, o programa “Começar de Novo” tem o objetivo de ajudar a reinserir reeducandos no mercado de trabalho por meio da capacitação profissional. “Isso é mais um sonho realizado, de fato, essas pessoas precisavam dessa oportunidade e graças as parcerias do programa como o Senac, Secretaria de Pequenos Negócios e o próprio Ministério da Justiça, conseguimos realizar esse sonho, a busca é para que mais pessoas sejam atendidas e possam ser reinseridas na sociedade”, destaca a magistrada.
Para a coordenadora do Pronatec/Senac, Socorro Gabriel Lima Verde, a formatura reafirma a parceria com o Tribunal de Justiça, “Esse momento é, sem dúvida, um momento de reafirmar a parceria, principalmente nesse momento onde quem sai ganhando é a sociedade, é a educação e os próprios formandos que saem certificados e capacitados para enfrentar o mercado de trabalho”, enfatiza Lima Verde.
“Esse projeto é um dos mais bonitos, é um projeto que busca oportunizar e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e nós enquanto gestores públicos, abraçamos essa ideia e todos os formandos saem com o Kit para montar seu próprio negócio”, observa José Carlos Reis.
Para Tatiane de Oliveira Lopes, aluna formada pelo programa, a capacitação é um sonho realizado e causa uma boa expectativa de mudança de vida, “Eu quero dar continuidade a tudo que eu aprendi dentro do curso de cabeleireiro e com esse presente que ganhamos, que é todo material para montar um salão de beleza eu quero conquistar minha independência financeira e poder proporcionar uma qualidade de vida melhor aos meus filhos e toda minha família, agradeço também ao Senac que mudou a minha vida”, finalizou.