O Senac/AC promoveu durante quatro dias da semana passada, no Restaurante-Escola, uma avaliação de alunos do curso de cozinheiro com o objetivo de medir a capacidade de criação e produção de empratados.
O curso é composto por três módulos. O primeiro específico de nivelador, o segundo específico de planejamento e o terceiro e último, específico de execução, somando um total de 750 horas/aulas, com duração de 11 meses. Os alunos fazem parte de turma mista do Programa Senac de Gratuidade (PSG), composta por 12 alunos.
A avaliação é o último estágio do curso, no qual uma banca formada por convidados, autoridades do estado e proprietários de restaurantes renomados da cidade analisa a capacidade de criação de cada aluno no feitio de diversos pratos, com a devida supervisão dos instrutores Fernanda Costa e Roberto Escudeiro.
Nos quatro dias, 24 pratos nacionais e da culinária internacional de alta e média complexidade foram avaliados nos quesitos apresentação, textura, montagem e sabor. A nota final obtida compõe o histórico escolar do estudante. A banca avaliadora foi formada pela primeira-dama Marlúcia Cândido, secretária de Turismo, Raquel Moreira, diretora-administrativa e financeira do Senac, Sílvia Helena Paiva, e pelo supervisor do Eixo Tecnológico de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Senac, Hildo Almeida.
“Estou surpresa com o alto nível dos profissionais do Senac. Os pratos apresentados foram muito bem decorados e com um sabor equilibrado. Quero agradecer o Senac pelo convite e fico feliz em saber que o mercado de trabalho pode contar com profissionais desse nível para atender não somente o acreano, mas também o turista que chega ao Acre”, destaca a primeira-dama Marlúcia Cândida.
A aluna Thaisa Figueiredo falou da experiência de produção e execução de receitas. “Eu já trabalhava na confeitaria e essa experiência do curso de cozinheiro, de executar receitas com essa complexidade, é entender que estou preparada para o mercado de trabalho. Quero incrementar o negócio que já tenho na área de confeitaria e aumentar minha renda. Agradeço ao Senac por me proporcionar todo esse conhecimento e mudança em minha vida.”