Crianças da escola do Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), juntamente com o Grupo de idosos da instituição, estiveram na festa de encerramento do projeto “Era Uma Vez – Atividades Intergeracionais”, realizada no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC). A ação acontece anualmente na unidade do Sesc no Bosque.
O projeto, criado pelo Departamento Nacional e desenvolvido em diversos estados do País, é uma ação socioeducativa que consiste em realizar atividades pedagógicas e culturais, desenvolvidas através da participação em grupo de crianças, adolescentes e idosos, que utilizam a literatura infanto-juvenil como eixo condutor do processo de sensibilização dos problemas da velhice e do envelhecimento.
O projeto, em si, consiste na tentativa de estimular as experiências entre as gerações fora do contexto familiar, rompendo o isolamento social do idoso e favorecendo o seu convívio.
Além de incentivar a comunicação intergeracional, cria vínculos afetivos fora do ambiente familiar; amplia as relações interpessoais e sociais; resgata a preservação da memória; incentiva a prática multidisciplinar; proporciona a integração entre as diferentes faixas etárias; proporciona a troca de experiência; melhora o desempenho escolar; entre outros. “Esse é um projeto enriquecedor e o nosso objetivo é fomentar a comunicação entre as gerações” afirmou a coordenadora do projeto no Acre, Marizete Melo.
O “Era Uma Vez – Atividades Intergeracionais” também abordou os temas como relacionamentos interpessoais, afetividade, saudade e emoção, memória, admiração, respeito e valor.