O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre, por meio do Programa Saúde e Coordenação do Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano e a Direção Geral da Maternidade Bárbara Heliodora, realizarão no dia 29 de maio às 10h no auditório da Fecomércio o lançamento da Campanha de Doação de Potes de vidro para armazenar leite materno.
Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da amamentação e doação de vidros de leite materno, uma vez que amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância.
A ação visa incentivar mães que amamentam a serem doadoras voluntárias, ampliando o estoque de leite materno e para que o ciclo de coleta e pasteurização seja concluído precisamos da doação dos potes para que esse leite seja coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
A população pode ajudar na campanha doando potes de vidros, com bordas largas, sem pinturas no vidro e com tampas plásticas, como os potes de vidro de cafés solúveis ou de maionese por exemplo. Segundo a coordenadora de saúde do Sesc , Thaís Roma, caso a pessoa tenha o pote de vidro mas apenas tampas de alumínio, os potes poderão ser doados, mas as tampas devem ser descartadas.
Para a Coordenadora de Saúde a doação de potes de leite materno é importante para garantir o alimento aos bebês que precisam desse alimento.
“É importante que a comunidade possa doar, porque, muitas vezes, o conteúdo dos potes de conserva acaba e as pessoas jogam o vidro no lixo ou mandam para a reciclagem. Doando mais mães poderão se tornar doadoras e mais leite poderá ser coletado. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente”, afirmou a coordenadora.
Não há uma estimativa do número de potes de vidro que se deseja arrecadar, pois todos os utilizados advém de doações, por isso qualquer quantidade arrecadada será bem-vinda.