O Ecos – Programa de Sustentabilidade, que tem por objetivo planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC, das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac, foi lançado na última sexta-feira, 4, no Núcleo de Desenvolvimento Técnico do Sesc/AC. Na ocasião, estavam presentes colaboradores das três instituições.
O Ecos propõe, ainda, conscientizar os funcionários, mitigar os impactos socioambientais e otimizar os recursos das instituições. Há um grande público a ser atingido e o Sistema Fecomércio já tem em seu quadro pessoas qualificadas e capazes e conduzir esse processo, já que, antes de seu lançamento, o Ecos passou por duas etapas que nortearam as ações hoje propostas.
Para um dos diretores da Fecomércio/AC, Valdemir Nascimento, o projeto é de suma importancia. “É interessante estarmos unidos em prol de algo melhor, algo que conscientizem os funcionários quanto às questões ambientais e que otimize nosso local de trabalho”, explicou.
A diretora regional do Sesc, Débora Dantas, ressaltou para os colaboradores os valores do projeto Ecos. “Que são o respeito e diálogo permanente com todos os colaboradores; o equilíbrio entre o social, o ambiental e o econômico; o compromisso com as metas estabelecidas; a coerência entre o discurso e a prática e a transparência”.
A apresentação do projeto foi feita logo após a fala dos diretores pela colaboradora do Sesc/AC, Thaís Roma, que é uma das coordenadoras do Ecos, e ressaltou os objetivos a serem alcançados.
O projeto Ecos já foi implantado na academia do Sesc, na Escola do Sesc e, também, nas áreas de alimentação da instituição.