Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Turismo e Meio Ambiente Caminham Juntos: CETUR da Fecomércio-AC promove encontro que fortalece a sustentabilidade no setor

Compartilhe essa publicação:

Evento reuniu representantes de instituições públicas e privadas para debater o papel do turismo responsável na valorização do patrimônio natural e cultural do Acre

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17 de junho), o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da Fecomércio-AC promoveu, na manhã desta terça-feira (17), o evento “Turismo e Meio Ambiente caminham juntos”, realizado no hall e auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre, em Rio Branco.

A iniciativa reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir a importância da integração entre práticas sustentáveis e o desenvolvimento do turismo no estado. A programação incluiu palestras, roda de conversa, apresentações culturais, experiências sensoriais com bioeconomia e a exposição interativa “Café com Castanha”. O evento contou com o apoio de instituições como SEBRAE, SEMA, SETE, SDTI, SEMEIA, IBAMA, ICMBIO, IPHAN E SEPI.

Com foco em reforçar o protagonismo do Acre na pauta da sustentabilidade, os debates destacaram o potencial da bioeconomia amazônica, do artesanato indígena, da gastronomia da floresta e do patrimônio arqueológico como pilares estratégicos para o fortalecimento do turismo local de forma inclusiva e responsável.

Uma das palestrantes convidadas, Aline Lopes, gerente do Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), enfatizou a importância de eventos como este para o desenvolvimento do turismo sustentável e a valorização dos atrativos locais. Em sua fala, ela destacou: “Tô muito feliz de estar aqui hoje nesse evento do Cetur do Acre. Realmente, turismo e meio ambiente caminham juntos.

“Eu acho que o turismo responsável, a temática que a gente vai falar um pouquinho hoje, é superimportante. Essa conscientização dos turistas e da área é essencial. Hoje a CNC está aqui com o Cetur para apoiar mais uma vez esse evento que realmente faz a diferença aqui no estado, divulgando um pouco dos seus atrativos. Eu gostaria também de falar um pouquinho para vocês conhecerem o nosso projeto ‘Vai Turismo’que está disponível no nosso portal do comércio barra Vai Turismo, para vocês conhecerem um pouco mais sobre políticas públicas e como nós podemos ajudar o estado a se desenvolver cada vez mais, tanto aqui no Acre quanto nacionalmente, no âmbito em que a CNC atua. Estamos muito felizes por estar aqui conversando com todos, nesse evento maravilhoso. Por favor, curtam as nossas páginas, conheçam um pouco mais dos nossos projetos e tudo aquilo em que estamos atuando, aqui no Acre e em nível nacional, destacou Aline Lopes”.

Também participou do evento como palestrante o professor doutor Alceu Ranzi, presidente do Instituto Geoglifos da Amazônia e coordenador do projeto “Desvelando o Passado Profundo”. Ranzi, que é um dos principais estudiosos dos geoglifos na região, destacou a importância de preservar e promover os monumentos arqueológicos do Acre como atrativos turísticos sustentáveis: “Realmente é isso, turismo e meio ambiente tem que andar junto, com sustentabilidade. Esse é um evento importante, que reúne toda a rede turística, e a gente mostra um pouco mais das belezas, do cuidado e do que é ofertado pelo povo do Estado do Acre a todo o mundo, por meio do nosso turismo. É extremamente importante. O Acre tem a oferecer ao mundo o meio ambiente amazônico e muitos atrativos. Eu especialmente puxo a sardinha para os geoglifos, puxo o fogo para os geoglifos, vamos desenvolver esses monumentos que as sociedades do passado legaram para nós, é uma responsabilidade, é um desafio, e é uma grande oportunidade para o turismo no Acre, disse o professor Alceu”.

O secretário executivo do Cetur da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, reforçou que o evento integra as ações do movimento Aqui Tem Turismo e visa a construção de uma agenda colaborativa entre instituições públicas e privadas. Segundo ele: “Mais uma vez, o movimento Aqui Tem Turismo dá continuidade às nossas ações e atividades de 2025. Um evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença superespecial de dois palestrantes incríveis, Aline Lopes e o professor doutor Alceu Ranzi, que nos abrilhantam mais uma vez. Quero aqui agradecer não só à nossa Federação, mas também a todos os apoiadores: desde o Sebrae, passando pelas secretarias estadual e municipal de turismo, a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco, ICMBIO, IBAMA, IPHAN, a Secretaria dos Povos Indígenas e todos os demais parceiros, e claro, ao trade turístico aqui presente e a cadeia produtiva, os empresários, enfim, isso é o Aqui Tem Turismo, é ação integrada, é valorização do que é nosso, conclui João Bosco Nunes”.

Rolar para cima