Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Cetur da Fecomércio-AC leva proposta da Rota Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico à FIT Pantanal

Compartilhe essa publicação:

O secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, representou o Acre na reunião que discutiu a reedição e o fortalecimento da Rota Turística Internacional Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico. O encontro, realizado na sede da Fecomércio-MT, em Cuiabá (MT), durante a programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), reuniu representantes do setor público e privado dos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Na pauta, estratégias para consolidar a Rota como um corredor turístico, logístico e econômico entre os biomas brasileiros e os países andinos, por meio da Estrada do Pacífico (Carretera Interoceânica).

A proposta da Rota, que tem como eixo a Estrada do Pacífico, ou Carretera Interoceânica, visa conectar os biomas e atrativos do Pantanal, da Amazônia e da Cordilheira dos Andes ao Oceano Pacífico, promovendo uma integração turística, logística e econômica entre o Brasil e os países andinos. A reunião abordou os principais desafios e oportunidades para estruturar a rota como um corredor turístico e de desenvolvimento regional sustentável.

Durante o encontro, foi anunciada a realização do lançamento oficial da Rota Turística Internacional Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico, previsto para setembro, em Rio Branco (AC), com posterior apresentação nos demais estados envolvidos.

O secretário executivo do Cetur da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, reforçou a importância da mobilização conjunta entre os estados, as entidades de fomento e o setor produtivo: “O momento é de união. Precisamos resolver os gargalos que ainda existem com as fronteiras. São necessárias ações junto à Receita Federal, aos Ministérios da Agricultura e do Turismo. Já temos duas linhas terrestres operando para o Peru, mas precisamos de mais linhas aéreas, principalmente na Região Norte e entre os estados inseridos na Rota”, assinalou.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enfatizou o papel estratégico da retomada da Rota para a economia e o turismo integrados da região: “A Rota bioceânica que sai do Pantanal e chega ao Pacífico é fundamental. Com este encontro, já demos um grande passo. Vamos conversar com o governador Mauro Mendes, que tem toda disposição para ajudar a alavancar o turismo. Sem dúvida nenhuma, esta Rota será um ponto de partida para a integração da nossa região, e tem todo apoio da Fecomércio”, assegurou.

A secretária adjunta de Turismo do Mato Grosso, Maria Letícia Arruda de Morais, parabenizou os esforços integrados dos estados e reiterou os benefícios da iniciativa: “Mato Grosso, que detém o bioma Pantanal, será destacado nesta grande oportunidade de promoção do turismo”, frisou.

Para o empresário e consultor Cassiano Marques de Oliveira, é essencial alinhar os próximos passos com foco na governança institucional e na promoção internacional: “Temos que buscar os turistas do outro lado da fronteira, mas temos de superar as dificuldades bilaterais que ainda existem e que sejam feitos acordos entre os governos. A Bolívia, que está no Mercosul, deve ser buscada para integrar a Rota, mas é preciso resolver os trâmites burocráticos em relação à circulação de veículos, seguros, horários de funcionamento na fronteira”, observou.

A superintendente do Sebrae-MT, Lélia Brum, ressaltou os impactos econômicos e sociais que a Rota pode gerar, especialmente para pequenos produtores e negócios locais: “Quando um turista leva uma lembrança da nossa região, seja uma castanha, mel ou cosmético natural, ele está valorizando a produção da agricultura familiar. Esta Rota rumo ao Pacífico gera impacto”, afirmou.

Participaram da reunião representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Sindicato dos Guias de Turismo, Secretaria de Turismo de Cuiabá, além da comitiva acreana formada por representantes do Sebrae-AC, da Secretaria Estadual de Turismo e empresários do setor.

Rolar para cima