O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Acre (Cetur-AC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) realizou na tarde desta quarta-feira, 17, a primeira reunião ordinária e, na ocasião, foi realizada a cerimônia de posse de conselheiros efetivos e consultivos. O evento foi marcado, também, pela criação do plano de trabalho do turismo para 2023 no Acre.
De acordo com o secretário executivo do Cetur-AC e coordenador de Turismo da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, após a primeira reunião extraordinária, realizada no último dia 30 de março, ajustou-se que, para que as ações do Conselho Empresarial pudessem ter uma linha de trabalho, fosse idealizado o planejamento estratégico para as ações ao longo do ano.
“Essa estratégia permitiu que o encontro da tarde desta terça gerasse resultados positivos e, consequentemente, o comprometimento de todos no sucesso da lida”, afirmou Nunes.
Para o presidente em exercício do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Marcos Lameira, o evento é relevante para o fortalecimento do turismo em todo o estado do Acre. “Certamente, nossos produtos e rotas serão desenvolvidas no sentido de incentivar a prática do turismo regional e nacional, estendendo suas peculiaridades para a comunidade andina,” disse.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Inovação, Ezequiel Bino, durante o evento, afirmou ser importantíssima a implementação e a posse dos conselheiros do Cetur-AC. “Quando temos o Cetur-AC encabeçando esta política de desenvolvimento turístico, unindo as mãos com as entidades para discutir um plano viável para o turismo, é excelente”, afirmou.
A representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na seccional Acre, Patricia Parente, afirmou estar feliz em colaborar com a discussão. “Fortalecendo as ações e diretrizes, trabalhando juntos com a todas as instituições pelo fortalecimento do turismo e gerando emprego e renda”
O representante da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Acre (ABIH-AC), é relevante que estejam todos juntos desenvolvendo a economia local. “Quando se promove o destino, você movimenta cerca de cinquenta setores que geram em torno do trade turístico; portanto, prezamos pela maior organização interna, promoção do destino, fomento da economia e geração de emprego e renda”.
A chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento Turístico da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET), Rita Ramos, reforçou a ideia de trabalhar em conjunto para obtenção de resultados de excelência. “Vai ganhar a comunidade, o hoteleiro, enfim, todo mundo trabalhando, levantando o turismo, para que as ações do governo também tenham força de promover o estado”, finalizou.