
Tendo em vista os estragos causados pelas alagações em igarapés e no Rio Acre, em Rio Branco, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC firmou, nesta sexta-feira, 24, parceria com o governo do Estado. A ideia é entregar, até a próxima sexta-feira, 31, seiscentas refeições e mil pacotes com água mineral.
A ideia é que sejam entregues 300 refeições no almoço e 300 no jantar, e cada pacote de água dispõe de seis unidades com dois litros cada. distribuídas nas áreas mais atingidas pelas enchentes. No primeiro dia, foram entregues refeições na Escola Mário de Oliveira (Cerâmica); Escola Roberto Sanches Mubarac (6 de Agosto), Escola Berta Vieira (São Francisco) e na Escola Humberto Soares (José Augusto).
De acordo com o presidente em exercício do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Marcos Lameira, esta é uma oportunidade de reforçar a atuação da entidade. “E não é de hoje que colaboramos de forma enfática em situações de crise: fizemos o mesmo em outras enchentes e durante a pandemia do coronavírus. O papel do Sistema S como um todo é de total relevância, principalmente, no que diz respeito ao apoio que temos o dever de desempenhar à sociedade civil”, diz.
Segundo dados recentes do governo do Estado, aproximadamente 27 mil pessoas foram atingidas pelas cheias, e avisos meteorológicos apontam para risco de mais chuvas nos próximos dias. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), a previsão é de mais 100 milímetros até o final de semana.
Em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governo decretou situação de emergência em Rio Branco. Em menos de 24 horas, o Rio Acre passou de 9,76m a 15,80m; com o acréscimo do aumento do nível dos igarapés, ao menos 33 bairros foram atingidos.