A delegação da Fecomércio-AC participou, na manhã desta quinta-feira, 13, de palestra realizada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante o Sicomércio, em Brasília. O evento reúne aproximadamente 1,3 mil pessoas, com sindicatos de todo o Brasil e, na ocasião, foram discutidas questões ligadas à economia e ao comércio brasileiro.
O Sicomércio, evento realizado pela CNC, tem por objetivo levar representantes de federações e sindicatos a uma verdadeira imersão em cases de sucesso e troca de experiências, na intenção de levar ainda mais representatividade aos empresários.
Em seu discurso, Alckmin afirmou que, entre 1930 e 1970, o Brasil foi um dos países que mais cresceram no mundo. “O que não acontece desde a década de 1980; nota-se, portanto, que o Brasil ficou caro e não ficou rico”, disse, apresentando os projetos do governo para alavancar a economia brasileira.
“Temos de desburocratizar, melhorar logística para conectar mais, simplificar sistema tributário, e termos um governo que interaja. Que veja o problema da população e a ajude”, disse o vice-presidente, acrescentando ainda as medidas governamentais quanto ao comércio eletrônico. “Temos de trabalhar contra o comércio eletrônico de desleal”.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, agradeceu a presença de Geraldo Alckmin e relembrou a importância do alinhamento. “Vimos propostas que, caso entrem em prática, podem mudar e ajudar a economia local”.
Sicomércio
O Sicomércio, evento realizado de 12 a 14 de julho, em Brasília, busca reunir dirigentes e equipes de mil sindicatos com a intenção de apresentar aos representantes de entidades do comércio de bens, serviços e turismo cases de sucesso, destinados a atender os empresários. A abertura contou com a participação do presidente do Sistema CNC, José Roberto Tadros; do ministro do Trabalho, Luiz Marinho; e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Na abertura do evento, José Roberto Tadros afirmou que esta é uma oportunidade para atualizar, conectar e compartilhar experiências que aprimorem e ampliem a atuação das federações e dos sindicatos no Brasil. No discurso de abertura, o presidente da CNC reiterou que o objetivo principal é nortear ações institucionais que integram o plano da confederação, além de reforçar que capital e trabalho andam juntos. “Não existem lutas de classes, mas lutas por melhores condições de empregos e remuneração”, disse.
O vice-presidente Financeiro da CNC e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos, também integrou o Sicomércio, e reforçou a importância de eventos como este.
“Levar representantes de sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo do Acre para as imersões, para as trocas de vivências e experiências, certamente, contribuirá efetivamente para o desenvolvimento do nosso comércio e da nossa economia”, disse.
Palestras
As programações do Sicomércio são organizadas em seis espaços temáticos: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios. As discussões ocorrem, concomitantemente, em uma estrutura hexagonal que facilita a circulação dos participantes entre os debates.
Compensação de carbono
O evento também é marcado pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis como a compensação da emissão de gases do efeito estufa. Para isso, foram adquiridos créditos de carbono no mercado voluntário associado a projetos socioambientais na região amazônica. Foram priorizados, nas iniciativas de geração de créditos de carbono, projetos de florestamento, reflorestamento e preservação da flora que envolvam as comunidades locais, todos auditados e certificados