
Sessão solene homenageia líderes empresariais pela contribuição à implementação da RedeSim no Acre, marco na desburocratização do empreendedorismo local
Em cerimônia marcada por simbolismo e reconhecimento público, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) homenageou, nesta sexta-feira (26), o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre e vice-presidente financeiro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Leandro Domingos. O dirigente foi reconhecido por sua atuação estratégica na implementação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), iniciativa que revolucionou a abertura e a regularização de empresas no Estado.
A sessão solene, proposta pelo deputado estadual André Vale, reuniu autoridades políticas, líderes do setor produtivo, gestores públicos e representantes de entidades empresariais para celebrar a visão e a capacidade de articulação que tornaram o ambiente de negócios mais ágil, transparente e favorável ao empreendedorismo.

O deputado André Vale destacou o papel da Junta Comercial do Acre e da Fecomércio-AC na modernização do ambiente empresarial e ressaltou a importância da união entre poder público e iniciativa privada para tornar o Acre referência nacional na abertura de empresas.
“Para mim é uma grande alegria fazer parte deste momento e quero ressaltar a importância do presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, e de todos os que contribuíram para que pudéssemos avançar na desburocratização do ambiente empresarial acreano.
Hoje, com as ferramentas implantadas, o Acre deixou de ser um dos últimos Estados a aderir ao sistema para se tornar um dos primeiros a abrir uma empresa em menos de seis horas, um verdadeiro destaque nacional. Isso é motivo de orgulho e demonstra que, juntos, Assembleia Legislativa, governo e iniciativa privada podem transformar a realidade dos empreendedores. Agradeço ao presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, por estarem conosco nessa caminhada e por darem continuidade a este grandioso empreendimento que abre oportunidades e fortalece a economia do nosso Estado”, disse o deputado.

Sob a liderança de Leandro Domingos, enquanto presidente da Junta Comercial do Acre (Juceac), o Estado aderiu e consolidou a RedeSim, integrando em um único sistema órgãos como Junta Comercial, Receita Federal, prefeituras, Corpo de Bombeiros e demais licenciadores. Essa mudança reduziu drasticamente a burocracia e o tempo de tramitação para abertura de empresas, colocando o Acre entre os estados mais rápidos do país no Painel do Mapa de Empresas do Governo Federal. Além da homenagem pela contribuição à RedeSim, Leandro Domingos recebeu a Comenda da Digitalização, distinção concedida por serviços relevantes ao segmento farmacêutico e a personalidades que marcaram a história do ramo no Estado.
Durante a Sessão Solene, Leandro Domingos ressaltou a importância do reconhecimento ao trabalho realizado em prol do ambiente de negócios acreano:
“Foi uma honra estar hoje na Assembleia Legislativa recebendo esta homenagem como um dos idealizadores da RedeSim aqui no Estado do Acre. Essa é uma demonstração profunda de reconhecimento, o que nos alegra muito, porque, normalmente, quando se realiza um trabalho dessa magnitude, nem sempre se tem o devido reconhecimento. O deputado André Vale, ao propor essa Sessão Solene, homenageou todos aqueles que estiveram envolvidos na RedeSim, desde a Fecomércio até a Junta Comercial, que criou e implementou esse processo. Sinto-me grato, homenageado, reconhecido e com a certeza de que tudo o que foi feito contribuiu para desenvolver ainda mais o nosso Estado, criando um ambiente de negócios propício para que as nossas empresas possam crescer e se desenvolver.”

O diretor-secretário da Fecomércio-AC e vice-presidente da Juceac, Valdemir Alves do Nascimento, também foi reconhecido pelo apoio técnico e institucional, promovendo capacitação de servidores, modernização dos processos e articulação entre os diversos entes envolvidos. Ele enfatizou a importância da atuação conjunta dos órgãos públicos e entidades empresariais para fortalecer o ambiente de negócios no Acre.
“Hoje é um momento muito importante para a Junta Comercial. Sinto-me profundamente honrado em receber esta homenagem pela RedeSim. Como vice-presidente, lembro das dificuldades enfrentadas no início e, por isso, parabenizo todos os envolvidos no processo de digitalização e de desenvolvimento da Junta Comercial do Acre.
É motivo de orgulho ver a Juceac alcançar, em maio deste ano, o primeiro lugar do ranking nacional, um exemplo para todo o país. Um estado pequeno como o nosso, mas com uma instituição que se tornou referência em digitalização e celeridade na criação de empresas. É uma honra muito grande fazer parte desse processo, junto a todos os órgãos que compõem esse esforço coletivo, como a Fecomércio e outras instituições parceiras, que ajudaram a levar a Junta Comercial a esse patamar de excelência.”
A homenagem simboliza ainda a valorização de um movimento mais amplo: a construção de um Acre competitivo, capaz de transformar seu potencial empreendedor em geração de empregos, renda e desenvolvimento. Desde os primeiros registros mercantis no Estado até a intensificação do uso de tecnologia e o fortalecimento de parcerias público-privadas nos anos 2000, essa vocação para os negócios começou a se converter em resultados concretos para a sociedade.






