Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Setor de serviços apresenta retração em Janeiro 2025

Compartilhe essa publicação:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de janeiro de 2025.

Os resultados apontam para um crescimento de 2,4% no índice de receita nominal de serviços em comparação com dezembro de 2024 e uma variação positiva de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a variação acumulada do índice de receita nominal dos serviços foi de 7,4%, indicando uma fase de crescimento das atividades em todo o território nacional.

Por outro lado, o índice de volume de serviços em janeiro recuou -0,2% em relação ao mês anterior, mas apresentando um resultado positivo de 1,6% na variação com o mesmo mês do ano passado, além de um crescimento acumulado de 2,9% nos últimos 12 meses.

As únicas atividades econômicas que indicaram crescimento em janeiro foram aquelas relacionadas aos serviços de tecnologia da informação e comunicação, com crescimento de 2,5%, e os serviços audiovisuais, que cresceram 8,1% em janeiro de 2025. Todas as demais atividades apresentaram resultados negativos, com destaque para os serviços prestados às famílias e o transporte aéreo.

No que se refere às atividades turísticas, o índice de receita nominal de vendas caiu      1,6%, especificamente aqueles relacionados ao segmento de passagens aéreas e alimentação fora do lar, fatores que mais impactaram no orçamento familiar reduzindo a demanda.

Sendo o ano de 2025 de expansão do turismo no país, a variação de janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior foi positiva em 3,5%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses foi de 3,8%.

Enquanto o cenário nacional indica resultados positivos, o índice de receita nominal de vendas no Acre apresentou uma queda significativa, retraindo 8,8% em janeiro em relação a dezembro do ano anterior.

A variação da receita nominal de serviços em janeiro, comparada ao mesmo mês de 2024, foi de -6,2%, enquanto o volume de serviços retraiu 8,6%. Esse índice foi o que mais teve resultados negativos nos últimos 12 meses, com uma retração de 11,5%, acumulando um recuo de 1,6%.

De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “o cenário acreano acena para uma retração um pouco maior para o próximo mês, devido aos gastos de início de ano e o respaldo das festas natalinas, assim como às despesas iniciais do ano, como impostos diversos.”

Quanto ao setor de turismo, os dados analisados pelo IBGE não incluem o Acre, mas sim grandes pontos de potencial turístico. No entanto, o aumento da oferta de voos regulares indica uma tendência de crescimento no setor de serviços turísticos.

Rolar para cima