Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Pesquisa Fecomércio/AC revela expectativa de vendas para o Dia das Crianças em Rio Branco.

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O Dia das Crianças é uma data de grande importância para as vendas do comércio de Rio Branco, especialmente no último trimestre do ano, considerando também as oportunidades trazidas pela Black Friday e o Natal — períodos que reforçam as condições para o encerramento do exercício social com êxito operacional.

Neste estudo realizado pela Fecomércio/AC, são apresentadas as expectativas de vendas para o Dia das Crianças, tendo como base os dados da pesquisa conduzida pelo Instituto DataControl, em 03/10/2025, junto a 105 empresários e dirigentes de lojas da cidade de Rio Branco/AC.

I – A pesquisa

1. Dos entrevistados

1.1 – Perfil

Foram pesquisados 30,5% de representantes de empresas do ramo de comércio de vestuário; 16,2% do comércio de variedades; 13,3% de acessórios; 12,4% de brinquedos; 7,6% do ramo de presentes; 4,8% de calçados; e 4,8% de cosméticos, além de 10,4% de ramos diversos.

2. Expectativa de vendas para o Dia das Crianças de 2025

60,0% dos empresários e dirigentes de lojas de Rio Branco estão otimistas com relação às vendas para o próximo Dia das Crianças. Porém, 28,6% acreditam que o mercado vai continuar sem alteração — nem para mais, nem para menos — em relação às vendas para a data. Outros 11,6% se mostram apreensivos, tendo em vista o momento de incertezas sobre o comportamento atual da economia nacional.

2.1 – Estratégias do comércio de Rio Branco para datas festivas

Para 67,6% dos pesquisados, mais investimentos em divulgação de produtos e novidades são bons atrativos para vendas. Outros 11,4% acreditam que a oferta de brindes é importante para melhor atuação de mercado. Também, 3,8% apostam em panfletagem. Excluídos 15,2% que não se manifestaram quanto à estratégia de vendas para o Dia das Crianças, 2,0% utilizam outros meios com essa finalidade.

2.2 – Táticas para aumento de vendas no Dia das Crianças

Segundo 41,0% dos pesquisados, investimentos em marketing têm significado especial para a concretização de estratégias de vendas. Também a prospecção de clientes pelas redes sociais se mostra uma ação oportuna. Ainda, 12,4% dos pesquisados apostam na implementação de sorteios para clientes. A pesquisa aponta 19,0% dos entrevistados que não declararam qual tática pretendem utilizar para as vendas do Dia das Crianças.

2.3 – Eficácia para vendas formais num mercado endividado

Para 40,0% dos pesquisados, o controle do capital de giro da empresa é imprescindível para a manutenção da liquidez no mercado. Outro fator relevante, na visão de 34,3%, é o tamanho adequado do contingente de pessoal empregado. A pesquisa também observa que 20,0% apostam em tecnologia para redução do risco operacional, e 5,7% apontam outros modelos de gestão.

2.4 – Valor médio por vendas estimado para o Dia das Crianças

A pesquisa demonstra que 67,7% dos empresários e dirigentes de lojas de Rio Branco preveem que as vendas devem alcançar valor de até R$ 100,00. Outros 22,9% admitem valor médio entre R$ 101,00 e R$ 200,00. Por fim, 9,4% apostam em vendas com valor acima de R$ 200,00.

2.5 – Modalidade para recebimento das vendas realizadas

Quanto à modalidade de recebimento das vendas do Dia das Crianças, 69,5% das empresas vão preferir o “crédito à vista” e 24,8% o “débito à vista”. Outros 5,7% admitem o parcelamento na forma tradicional.

3. Vagas para empregos temporários no período de vendas do Dia das Crianças

Quanto às vagas para empregos temporários no período, apenas 14,3% admitem a necessidade de contratação, enquanto 85,7% não têm planos para admissão de pessoal extra.

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