
O Dia dos Pais, tradicional data comemorativa do calendário nacional, configura-se como uma das mais importantes para o comércio no segundo semestre do ano. Em razão disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC), por meio de levantamento realizado pelo Instituto DataControl nos dias 27 e 28 de julho de 2025, buscou identificar a expectativa de consumo da população de Rio Branco/AC para essa ocasião. A pesquisa ouviu 202 pessoas da população economicamente ativa.
Em termos demográficos, o levantamento aponta que 52,5% dos entrevistados são do sexo feminino e 47,5% do sexo masculino. No que diz respeito à faixa etária, 38,6% têm entre 16 e 34 anos; 47,1% entre 35 e 59 anos; e 14,4% têm mais de 60 anos. Quanto à escolaridade, 61,4% concluíram alguma etapa da educação formal: 11,4% o ensino fundamental, 42,6% o ensino médio e 7,4% o ensino superior. Já os 38,6% restantes ainda não concluíram seus respectivos níveis de ensino, sendo 20,3% no fundamental, 9,9% no médio e 8,4% no superior.
A pesquisa revela também que 40,6% da população de Rio Branco possui renda mensal de até R$ 1.100,00, enquanto 37,1% ganham entre R$ 1.101,00 e R$ 2.000,00. Outros 13,9% informaram renda entre R$ 2.001,00 e R$ 3.000,00, e apenas 8,4% têm rendimentos superiores a R$ 3.000,00.
Quando questionados sobre a disposição para gastos no Dia dos Pais, 55,0% dos entrevistados declararam que não pretendem realizar compras, enquanto 41,1% demonstraram intenção de consumir, e 4,0% ainda estavam indecisos. Dentre os consumidores que planejam comprar presentes, 33,6% devem optar por roupas, 30,1% por perfumes e 14,2% por calçados. Além disso, 16,8% mencionaram outros tipos de produtos e 5,3% afirmaram que não pretendem adquirir nenhum item.
Quanto aos locais de compra, 55,1% afirmaram que pretendem realizar suas aquisições no centro comercial de Rio Branco, enquanto os demais se dividem entre o shopping (19,4%), o comércio de bairros (15,1%), a internet (8,2%), locais de “vendas baratas” (1,0%) e outros que ainda não sabem onde comprar (1,0%).
Apesar da crescente digitalização do consumo, 54,7% dos entrevistados afirmaram que não têm o hábito de comprar pela internet, enquanto 45,3% já se dizem acostumados com essa modalidade. Ainda sobre a logística das compras, 51,5% dos consumidores que adquirirão presentes esperam que o item seja entregue diretamente na casa do pai, 31,3% optam por recebê-lo em sua própria residência e 17,2% preferem retirar o produto diretamente na loja.
Em relação ao valor dos presentes, 88,0% dos entrevistados estimam gastar até R$ 200,00, e apenas 12,0% devem investir valores superiores. No que diz respeito à forma de pagamento, 73,0% pretendem pagar à vista, enquanto 27,0% optarão pelo parcelamento.
Sobre os destinatários dos presentes, o pai é a figura principal apontada por 67,9% dos entrevistados. Outros 12,3% informaram que presentearão o esposo, 4,7% o padrasto, 4,7% o tio, e 10,4% outras pessoas. Ainda segundo o levantamento, 40,6% dos entrevistados afirmaram que costumam presentear seus pais em outras datas comemorativas além do Dia dos Pais, enquanto 58,4% disseram não manter esse hábito.
Por fim, quanto à influência das redes sociais nas decisões de compra para a data, 58,2% dos entrevistados se dizem indiferentes, ao passo que 41,8% reconhecem sofrer algum tipo de influência das mídias digitais no consumo.
Confira abaixo a pesquisa completa: