Homenagem na Assembleia Legislativa celebrou o papel da feira na geração de negócios, empregos e fortalecimento do agronegócio, com reconhecimento às entidades parceiras, como o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.

Na manhã desta quarta-feira (4), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) foi homenageada durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) pelos 50 anos da Expoacre, a maior feira de agronegócios do estado. O presidente em exercício da Fecomércio-AC, Leonel Soncin, acompanhado do superintendente da Fecomércio, Luiz Pontes, recebeu a honraria em reconhecimento ao trabalho que o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac realiza em prol do desenvolvimento econômico e social do Acre.
A homenagem foi entregue pelo governador Gladson Cameli, acompanhado do deputado estadual Afonso Fernandes, idealizador da sessão, do presidente da Aleac, Nicolau Júnior, e do deputado Luiz Gonzaga.
A Expoacre é, sem dúvidas, o maior símbolo do desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Ela representa a força do agronegócio, do comércio e do empreendedorismo acreano. Para nós, do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, é uma honra participar dessa história, levando capacitação, serviços e ações sociais que fazem a diferença na vida das pessoas. Nosso trabalho na Expoacre vai além dos negócios: é também sobre responsabilidade social, como fazemos por meio do Sesc Mesa Brasil, arrecadando alimentos durante os grandes shows e ajudando quem mais precisa. Chegar aos 50 anos de Expoacre é celebrar uma trajetória de crescimento, de união e de fortalecimento de toda a cadeia produtiva do Acre. A Fecomércio Acre se orgulha de fazer parte desse marco histórico, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado e das nossas pessoas afirmou Leonel Soncin.

O deputado Afonso Fernandes ressaltou que a Expoacre representa muito mais do que uma feira, é uma construção coletiva que preserva a memória econômica, social e cultural do estado. “Um povo que não preserva sua memória cultural e histórica perde-se no presente e pode ter dificuldade de construir um futuro respaldado na luta de seu povo. Esse é o maior evento cultural, de entretenimento e, acima de tudo, de negócios no Acre. Nesses últimos 17 anos, foram movimentados mais de R$ 2 bilhões em negócios na feira. Isso vai além dos números. Representa emprego, renda, desenvolvimento e união”, destacou.
O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, também enfatizou o papel da feira na geração de oportunidades para o estado. “A Expoacre é o maior evento do Acre, que movimenta a economia, gera emprego e renda. Ela se torna um espelho para apresentar a nossa produção, nossas novidades e fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar. Esta é uma justa homenagem pelos 50 anos da feira, que só acontece graças ao trabalho de muitas pessoas e de entidades como a Federação do Comércio, que estão sempre presentes. A Assembleia tem muito orgulho de apoiar esse evento, que é uma verdadeira festa do povo acreano”, afirmou.
O governador Gladson Cameli reforçou que a Expoacre não é apenas uma feira de negócios, mas também um momento de reencontro das famílias acreanas. “Parabéns à Assembleia Legislativa por homenagear todos aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para que a Expoacre aconteça todos os anos. Este é um momento de reencontro das famílias, do Alto Acre, do Baixo Acre, de Tarauacá, do Purus, do Juruá, de todo o estado. Tenho certeza de que este será mais um ano de sucesso para a nossa feira”, declarou.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a relevância da Expoacre como vitrine econômica e social do Acre. “A Expoacre é muito mais do que uma feira. É a oportunidade de mostrarmos a força do nosso estado, a nossa produção, a capacidade do nosso povo de empreender e gerar riqueza. A prefeitura de Rio Branco é parceira desse grande evento porque acredita no potencial que ele tem de transformar a vida das pessoas e fortalecer a economia do nosso município e do nosso estado”, disse.
Ao longo de cinco décadas, a Expoacre se firmou como um motor do desenvolvimento econômico, fortalecendo o agronegócio, estimulando o comércio, promovendo o turismo e fomentando a geração de emprego e renda. O evento, que ocorre anualmente em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, não apenas movimenta a economia local durante seus dias de realização, mas também estabelece conexões e parcerias que geram frutos ao longo de todo o ano.

“O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre tem orgulho de fazer parte dessa história. A participação na Expoacre reflete o compromisso da entidade em fortalecer o comércio de bens, serviços e turismo, além de contribuir com ações sociais que impactam diretamente a vida da população acreana”, afirmou o superintendente da Fecomércio/AC, Luiz Pontes.
Por meio de seus braços sociais, Sesc e Senac, a Fecomércio leva à Expoacre uma série de serviços voltados à qualificação profissional, bem-estar, saúde, cultura, lazer e cidadania. Um dos destaques dessa atuação é o programa Sesc Mesa Brasil, que desempenha um papel fundamental no combate ao desperdício de alimentos e no enfrentamento da fome. Durante os shows nacionais realizados no evento, são arrecadados alimentos que são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
A presença da Fecomércio na Expoacre não é apenas institucional, é uma demonstração clara de que o desenvolvimento econômico deve caminhar lado a lado com o desenvolvimento social, valorizando as pessoas, os negócios locais e a cultura acreana.



