Na ocasião foi apresentado o projeto “Turismo sem fronteiras”, que busca integração regional e internacional.

A Fecomércio Acre recebeu, nesta terça-feira (16), representantes da Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (SETUR) para a apresentação do projeto Turismo Sem Fronteiras, uma iniciativa estratégica voltada à integração regional e ao fortalecimento do turismo entre estados e países vizinhos.
O encontro ocorreu na sede da Federação e reuniu representantes institucionais com o objetivo de alinhar diálogos iniciais e avaliar possibilidades de parcerias futuras. A proposta do projeto é criar Roteiros Turísticos Integrados envolvendo estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso e países transfronteiriços, a exemplo do Peru e Bolívia, promovendo desenvolvimento regional, cooperação interestadual e internacional, bem como a valorização dos destinos turísticos da região.
De acordo com o secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da Fecomércio Acre, João Bosco Nunes, a iniciativa apresentada por Rondônia dialoga diretamente com as estratégias já trabalhadas pela entidade no estado.
“Na manhã de hoje, tivemos o prazer de receber aqui, Natália Souza e Raiane Gabriela, da Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia, a SETUR, onde vieram representando o superintendente Gilvan Pereira, para nos apresentar este novo e atraente desafio.
Desafio este que abarca a integração do Acre, Rondônia e Mato Grosso, com o Peru e Bolívia, e demais estados da região. Além disso, o projeto tem uma completa convergência com a Rota Turística Internacional Pantanal–Amazônia–Andes–Pacífico que já trabalhamos há vários anos. Desta maneira, tivemos hoje as primeiras conversas para a possibilidade de fazermos ações e atividades nesse ano de 2026, que logo, logo se inicia”, destacou.
A representante da SETUR Rondônia, Natália Souza, explicou que o projeto já está em fase de implementação em Porto Velho e busca ampliar seu alcance por meio de parcerias com estados e países de fronteira.
“Hoje estivemos aqui na Fecomércio Acre, representando o Governo do Estado de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo, em nome de seu superintendente Gilvan Pereira, para apresentar nessa reunião com o secretário executivo do CETUR da Fecomércio Acre, João Bosco Nunes, o projeto Turismo Sem Fronteiras.
É um projeto que em Rondônia o governo está implementando em Porto Velho para que, junto aos estados de divisa como o Acre e também países vizinhos como o Peru, buscamos essas parcerias para iniciar e então implementar esse projeto, criando um roteiro turístico entre os estados e países vizinhos, fazendo com que todos juntos consigam atrair mais turistas para suas regiões”, afirmou.
