O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC realiza até a próxima quarta-feira, 5, testagens rápidas para detecção do coronavírus em funcionários. O motivo para a ação se dá por conta do retorno às atividades presenciais após quase quatro meses de isolamento social, conforme determinação do Governo do Estado do Acre.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Sesc no Acre, Thaís Roma, a instituição quer garantir que todos estão usufruindo de saúde para, de fato, retornar ao trabalho presencial. A ação faz parte dos protocolos de saúde já tomados pela entidade, que incluem a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e produtos de higienização.
“Este teste é semelhante ao teste rápido que já fazemos para detecção de ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis] e têm a precisão de 99%. A ideia é identificarmos possíveis casos da doença, com o vírus ainda latente ou não, e verificar se também há anticorpos para a doença”, explica Roma.
Para a volta ao trabalho, o prédio da administração do Sistema foi esterilizado e materiais instrutivos -como placas, cartazes, cartilhas e sinalizações- foram distribuídos. Os funcionários receberam ao menos quatro máscaras, que devem ser trocadas a cada duas horas, álcool em gel higienização das mãos e, diariamente, os colaboradores terão a temperatura corporal mediada ao entrar no edifício, além protocolos alinhados à exigência da Organização Mundial de Saúde [OMS]. Por enquanto, funcionam apenas as áreas administrativas, de modo que a academia, restaurantes e lanchonetes permanecem fechados.