Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Setor de turismo aumenta postos de trabalho no Brasil, mas Acre não segue tendência, diz assessor da Fecomércio/AC

Compartilhe essa publicação:

Em todo o Brasil, o setor de turismo fechou o mês de outubro de 2018 com saldo positivo de 6.452 postos de trabalho. O Acre, porém, não seguiu esta tendência, segundo constatação do assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Egídio Garó, após apontamentos do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda segundo o assessor, serviços de hospedagem, alimentação e outros referentes ao setor apresentou retração ao longo de todo 2018.

As Regiões Sul (+3.619) e Sudeste (+2.112) se destacaram em outubro, com a criação de 88,8% de postos de trabalho no ramo do turismo, de modo que São Paulo e Santa Catarina obtiveram os maiores saldos, com 2.996 e 1.188 novas vagas respectivamente.

Garó destacou que, entre janeiro e novembro, foram contabilizadas 2.862 admissões na microrregião de Rio Branco contra 3.098 desligamentos, o que configura uma redução de 7,61%.

“Em todo o Estado, foram 3.123 contratações. Em contrapartida, foram desligados 3.417 colaboradores, ou seja, uma redução de 8,6%. Isso nos leva a compreender que o setor não tem se desenvolvido a contento por conta da regionalidade”, afirmou o assessor.

Egídio afirmou, porém, segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017, ingressaram no Brasil utilizando o Acre como rota pelo menos 25 mil turistas de várias nacionalidades. “Não sendo considerado o regresso de brasileiros em viagem ao exterior”, finalizou.

Rolar para cima