Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Sesc realiza recital e lançamento de livro com Leonardo Feichas neste sábado

Compartilhe essa publicação:

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), dando continuidade às suas atividades de difusão na área de musical e lançamentos de livros, realiza o recital e lançamento do livro “Da porteira da fazenda ao batuque mineiro: o violino brasileiro de Flausino Valle”, com o  violinista e escritor Leonardo Feichas, no dia 13 de agosto, às 17 horas, na Biblioteca Pública. A entrada é franca.

O mineiro Flausino Valle constitui figura importante, apesar de pouco conhecida, do violino brasileiro. Sua principal obra são os “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só” – peças curtas escritas em um estilo único, que combinam a tradição do instrumento à paisagem rural e ao cotidiano do interior de Minas Gerais.

Sua obra conquistou violinistas famosos, como Jascha Heifetz, que a apresentou ao público internacional. Destinado aos músicos e amantes da música, este livro apresenta um pouco da trajetória de Valle e o processo de composição dos 26 Prelúdios. Apresenta também fichas que auxiliarão violinistas da interpretação de sua obra.

O Recital

Os “26 Prelúdios característicos e concertantes para Violino Só”, compostos por Flausino Valle (1894 – 1954), constituem o principal objeto de pesquisa do músico Leonardo Feichas. O Evento tem apoio da Universidade Federal do Acre – Ufac.

Leonardo Feichas

Natural de Itajubá-MG, Leonardo Feichas iniciou os estudos musicais aos 12 anos de idade no Conservatório Juscelino Kubitschek, em Pouso Alegre- MG. Em 2009, concluiu o curso de bacharelado em violino na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2013, obteve o título de Mestre em Música – Práticas Interpretativas – na mesma Universidade.

Como violinista, atuou em diversas orquestras como a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra de Câmara da USP (OCAM), Orquestra Sinfônica de Limeira, Oficina de Cordas de Campinas, Camerata Laetare e como Spalla convidado da Orquestra Visconde de Porto Seguro em São Paulo. Fez parte do corpo orquestral da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e leciona violino, música de câmara e teoria na ELM – Leandro Mamede, em São Paulo. Atualmente é professor de violino (Práticas Interpretativas) na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Rolar para cima