O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre realiza exposição de arte contemporânea: “Erótico Visual – O Sexo Sentido da Arte 2.0”. A exposição está na sua segunda edição, a abertura será dia 30 de Abril 2015 às 19h no salão de exposição do Sesc centro e fica exposta até 30 de maio. A exposição e impropria para menores de 18 anos.
A exposição dar prosseguimento à difusão das artes plásticas no Acre, com suas ações de apoio aqueles que têm a arte como oficio e em possibilitar o acesso do publico a programas educativos.
O projeto Calenarte foi criado pelo SESC para difundir as artes plásticas e criar oportunidades aos artistas locais profissionais e amadores de exporem seus trabalhos contribuindo para divulgação valorização e difusão das artes plásticas em nosso estado.
A exposição
Condenando toda sexualidade que se recuse ao principio da procriação, criaram-se os tabus e assentaram-se as indulgencias, enfim, de uma moral sexual repressiva e burguesa meio a sociedade escravista mercantil se operou a gênese da família, que foram desenhando segundo as mudanças que foram se impondo.
Concebida em meio a esse caos, talvez quanto à profundidade da proposta, que não é nova em sua originalidade, nas artes em geral, mas em especial nas artes plásticas sempre tiveram dificuldade em tornar público esse discurso, qualquer que seja sua conjuntura, vez que de fato sua realidade discursiva sempre esbarrou nas muitas censuras que os diversos contextos formam em torno da sexualidade humana.
Erotismo Visual
A evolução da arte em nosso distante estado, nos seus diversos âmbitos, em sua diversidade de abordagem, em sua renovação de atores e públicos, nos propõe aos poucos, olhares e questionamentos que atuam em nosso crescimento, enriquecendo nossa formação, ao mesmo tempo em que provocam rupturas e renovações na gradativa construção do pouco entendimento de mundo que temos.
Formada em castelos de sonhos, de príncipes e princesas encanadas impostas pelos colonizadores, nossa retrógada mentalidade religiosa que sobreviveu e cresceu indiferente aos novos tempos e outras evoluções possíveis, operando mudanças conservadoras que criam e multiplicam doenças que ampliam cada vez mais o niilismo que se estabelece, atingir aos poucos seu ápice de impossibilidade. Por tanto a ousadia dessa mostra reuni artistas como Dalmir Ferreira, Ueliton Santana, Danilo de S´Acre, Luiz Carlos Gomes, Fernando França, Francisco Nerilson, Marco Lenísio, Ulises Sanchez, Deisi Mello, Darci Seles, Laélia Rodrigues e Jorge Rivasplata, não pretendem absolutamente apenas chocar pelo tema que abordam, mas tão somente reunir seus vários olhares e tratamentos dados a esse tema tão polêmico, pouco abordado e localmente nunca mostrado e trazê-los a reflexão púiblica.
No entanto como o próprio nome indica, não é uma exposição apropriada para aqueles cuja menoridade Cultural os proíbe e os impede do necessário discernimento e da percepção de ler além do apenas visível.
Serviço
Período de visitação: 30 de Abril a 30 de maio 2015
Local: SESC Centro – Avenida Brasil, 713 – centro.
Agendamento para visita orientada (68)3302-1053