Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

SESC Partituras: para fazer a música viver

Compartilhe essa publicação:

Com o projeto, o SESC apoia a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro e fomenta a produção e a divulgação dos artistas.

O público compareceu ao anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac), na terça -feira (18), para prestigiar a apresentação dos músicos Virginia Villa Nova e Miquéias Haluen. O Concerto marcou uma série de apresentação do SESC Partituras no Brasil, criada para disponibilizar partituras de artistas brasileiros.

Para o músico Miquéias Haluen, o site resgata obras, e torna de domínio público as partituras de artistas como Guerra Peixe que foram poucas vezes tocadas. “Alunos escutaram o concerto e com certeza eles tocarão essas obras depois. É a geração jovem que faz as peças não serem esquecidas”, alertou o músico.

A pianista, Virginia Villa Nova, disse que a página na web abriu horizontes para os músicos. Segundo ela, o acesso às partituras não é fácil, sendo o SESC, dessa forma, pioneiro por criar um banco online. “O acervo cultural vai significar uma capitalização do jovem músico. Não temos mercado editorial de música. Partituras de dois dos grandes compositores brasileiros – Carlos Gomes e Villa Lobos – nunca foram editadas no Brasil. O site será um facilitador para o músico que se interesse em descobrir novas músicas e compositores”, apontou.

O Projeto

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.

Histórico do projeto

Iniciado em 2007 o Banco Digital Sesc de Partituras implantou computadores com o programas de editoração de partituras e acervo de obras digitalizadas em 17 Unidades do Sesc se tornando importante subsídio para pesquisa e editoração de partituras para estudantes e músicos locais.

Em 2010 inicio-se o processo de reestruturação do projeto visando à ampliação de seu alcance através da criação deste site.

Rolar para cima