O Sesc coordena na quarta-feira dia, 27 de maio, o Dia do Desafio nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Xapuri, Acrelândia, Bujari, Capixaba e Feijó.
A competição, realizada anualmente, é uma campanha mundial de incentivo à prática regular da atividade física. No dia, duas ou três cidades de tamanhos semelhantes estabelecem uma disputa saudável, na tentativa de envolver o maior número de pessoas.
As secretarias municipais de Esportes e de Educação são os principais órgãos realizadores do evento. No Brasil, as unidades do Sesc coordenam as atividades das cidades de sua região de atuação no dia 27 de maio. Nos demais países, uma coordenação regional ou uma coordenação local promovem e orientam as comunidades inscritas para a realização do evento.
Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição, e desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016.
A Competição
O município vencedor é aquele que incentivar o maior número de habitantes proporcionalmente a praticar nesse dia qualquer tipo de atividade física e esportiva. Por exemplo, caminhar, dançar, correr, nadar, jogar bola, andar de skate, fazer educação física no colégio, exercícios na empresa ou nas academias de ginástica, etc.
Em 2015, sob o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o Sesc no Acre e prefeituras pretendem orientar as ações desse movimento e estimular o surgimento de ideias e soluções criativas de motivação, para conscientizar e incentivar a prática regular de atividades físicas em beneficio da saúde e bem-estar, promovidas por ações comunitárias.
Na capital, o Desafio ocorrerá pela quinta vez: durante o dia das 00h às 19h , no Sesc-Bosque. E em locais como Gameleira, Arena da Floresta, Cejas, Horto Florestal, Parque do Tucumã, Concha Acústica, CEASA, Centro Lídia Rames e Mercado Novo, além das academias da cidade, a partir das 16 horas.
Cidades x Cidades
Acrelândia X Afrânio (Pernambuco)
Brasileia X São Pedro ( São Paulo)
Capixaba X Lavras do Sul ( Rio Grande do Sul)
Feijó X Socorro ( São Paulo)
Porto Acre X Anapoima (Colombia)
Sena Madureira X Ocos (Guatemala)
Tarauacá X Julio Antonio Mella (Cuba)
Assis Brasil X Capão do Cipó (Rio Grande do Sul)
Bujarí X Vitória das Missões ( Rio Grande do Sul)
Epitaciolândia X San Miguel Pochuta (Guatemala)
Plácido de Castro X Nonoai (Rio Grande do Sul)
Rio Branco X Limeira ( São Paulo)
Senador Guiomard X Rio das Pedras (São Paulo)
Xapuri X Teotepeque (El Salvador)