Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Senac realiza atendimento em saúde em aldeia indígena Kaxinawuá

Compartilhe essa publicação:

Senac realiza atendimento em saúde em aldeia indígena Kaxinawuá

Texto: Sandro de Brito  Fotografia: Cedida

Alunos do curso de saúde bucal do Senac, em parceria com a prefeitura de Tarauacá, atenderam a comunidade indígena Pinuya com orientações acerca da saúde bucal dos indígenas, no último dia 30 de maio. A comunidade Pinuya, que significa “A Terra do Beija – Flor” é localizada dentro da “Aldeia Kaxinawá 27” a margem da BR-364 no trecho entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Durante a ação foram realizadas atividades odontológicas promovendo a saúde bucal indígena desenvolvidas por meio de palestras educativas e utilização de vídeo infantil que abordavam assuntos como: a escovação adequada, os tipos de escovação, tipo de escova para cada fase da vida, a importância do uso do fio dental, a importância da aplicação de flúor, os tipos de alimentação saudáveis e equilibradas, alimentos prejudiciais aos dentes e o que contribui para uma arcada dentada conservada por mais tempo.

A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de se cuidar da saúde bucal. Além da entrega de kit dental, escovas dentais, fio dental e enxaguante bucal, também foram realizadas aplicações e distribuição de flúor para toda a comunidade Kaxinawá.

A diretora regional do Senac do Acre, Hirlete Meireles, afirma que manter dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o bem-estar de todos. Para ela esses tipos de atendimentos são precários nas aldeias e essas ações ajudam na saúde das comunidades. “Essas ações são de fundamental importância para a comunidade e são realizadas em parceria com a prefeitura do município. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que problemas dentários se tornem mais graves”, destaca a diretora.

Cultura Kaxinawá

Na cultura Kaxinawá é tradicional agradecer os visitantes com danças e cantorias – espécie de ritual –  em que homens e mulheres da tribo põe seus adornos confeccionados com penas, fibras e sementes, além de pintarem os corpos e dançarem realizando vários cultos como forma de limpeza espiritual.

As pinturas, com tinta à base de Genipapo, possuem vários significados como: “Txere Berú” que significa olho do periquito,  “Tintu Kene” que significa volta, “Memusha” que significa espinho. Outra forma de cultura indígena é aplicação de remédios medicinais trazidos da floresta “Isuberu”, remédio usado para os olhos, que serve para tirar mal olhado, dor na cabeça e outras doenças dos olhos segundo o pajé da aldeia.

Rolar para cima