Mais de 50 alunos do Senac dos cursos de enfermagem e cabeleireiro realizaram ações extensivas, na última quinta feira, 03 de abril, na aldeia Indígena Katukina, em Cruzeiro do Sul. As ações fazem parte do cronograma de disciplina da instituição e tem objetivo de proporcionar aos alunos a prática da disciplina proposta pela escola.
Testes de HIV, Sífilis, Glicemia, aferição de pressão arterial, foram alguns procedimentos em saúde ofertados na aldeia, além da realização de palestra sobre boas praticas de saúde bucal, hipertensão e diabetes e peça teatral destinada a crianças da aldeia. Cerca de 150 indígenas receberam cortes de cabelos, não deixando de preservar a cultura e modo tradicional. Todas as ações foram supervisionadas pela instrutora de saúde indígena, Damiana Avelino e pela supervisora técnica de saúde Adriana Herman.
“Para nós as ações tem importância muito grande, não somente para quem esta recebendo o atendimento, mas também para os nossos alunos que podem colocar em pratica tudo o que aprenderam dentro do ambiente escolar”, destacou Izaú Melo, gerente da unidade do Senac em Cruzeiro do Sul.
Adriana Herman, supervisora técnica de saúde afirma que “a realização desses atendimentos, tanto no segmento de saúde quanto no segmento de beleza nos deixa muito satisfeito por ver nossos alunos atuando com excelência”.
A diretora regional do Senac Acre, Hirlete Meireles, destaca que “as ações extensivas devem seguir alinhadas com todo contexto pedagógico dos cursos e proporciona aos alunos uma mostra do ambiente de trabalho no qual será inserido; portanto está diretamente relacionada com a formação de um bom profissional e isso é o que a instituição tem buscado”.
Texto: Sandro de Brito Foto: Adriana Herman