Com objetivo de aumentar a adesão das famílias do Juruá à doação de órgãos e fortalecer a campanha “Doe Órgãos, Doe Vida”, idealizada pelo sistema Fecomércio, o Senac realizou, no dia 16, no Teatro Náuas, em Cruzeiro do Sul, uma grande ação educativa de conscientização e mobilização sobre o tema. A coordenadora do Centro de Transplante do Acre, Rejane Ferrari, palestrou para mais de 700 jovens, sendo alunos do Senac e do ensino médio de escolas municipais e estaduais.
Na oportunidade, foram apresentados dados estatísticos destacando o cenário no Acre, o qual possui grande potencial a ser desenvolvido. No ranking nacional, o estado possui 76% de recusa familiar, situação em que os parentes dizem não à doação de órgãos. “Conversamos com jovens que são formadores de opinião e transformadores de toda comunidade de Cruzeiro do Sul. Pelas dúvidas e perguntas, fica claro como o assunto ainda e desconhecido pela sociedade. Plantamos uma semente e tenho certeza que muitas vidas serão salvas dessa grande ação de sensibilização realizada pelo Senac”, destaca Rejane.
O Senac está realizando várias ações educativas de sensibilização em suas unidades operativas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O objetivo é mostrar que a doação de órgãos é algo que não depende exclusivamente da decisão do doador, é preciso que haja consentimento familiar. A Central de Transplante, em 10 anos, realizou 258 transplantes e, mesmo assim, 60 pessoas estão na lista de espera.
Para a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles Pinto, essa e uma oportunidade de cada um conversar com suas famílias e mostrar a importância de doar a oportunidade de viver ao próximo. “Tenho um caso de doação de órgãos em minha família e sei como a doação salvar um familiar. Nosso objetivo é mostrar para todos que é possível doarmos vida, através de um lindo gesto de amor”, afirma a diretora.
Durante toda a programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer casos de doação de órgãos na região, além de contar com uma grande apresentação cultural, mantendo o ambiente jovem e animado.