O trabalho de expansão nos atendimentos em educação profissional executados pelo Senac, tem mostrado que as parcerias são de fundamental importância para obtenção de resultados positivos. Uma dessas parcerias é com Governo do Estado através da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) que tem como principal objetivo levar junto a educação profissional a oportunidade da criação do pequeno negócio para aqueles alunos que recebem a certificação do curso.
A capacitação se dá de forma conjunta onde o aluno do Senac recebe toda orientação teórica e prática do curso. A parte de orientação sobre empreendedorismo é realizada pelo Sebrae e a Secretaria de Pequenos Negócios – SEPN dá os equipamentos para a montagem do primeiro negócio referente ao curso, seja no segmento de moda e beleza, gastronomia, gestão, hospitalidade, entre outros.
Exemplo disso é Iracema Souza de Souza, 38 anos, moradora do município de Cruzeiro do Sul. Ela fez o curso de Costureira e na primeira experiência de venda, lucrou R$ 800,00. Animada, investiu na confecção de uniformes escolares e hoje possui uma renda de R$ 2.000,00/mês.
“Agradeço pela mudança na minha vida, pois estou realizando meu sonho de ter uma renda. Tenho meu próprio negócio e agora vou investir na construção de um ateliê, depois comprar um carro e fazer minha casa de alvenaria”, conta Iracema.
“Essas ações vêm contribuindo para o crescimento e fortalecimento da economia de nosso estado, melhorando a renda e a qualidade de vida de milhares de pessoas através da educação profissional”, explica a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles.