Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Senac leva curso de gestão em projetos à aldeia indígena Kaxinawá

Compartilhe essa publicação:

Com o objetivo de interiorizar as ações, o Senac/AC leva curso de gestão em projetos sociais para a aldeia indígena da Colônia 27, da etnia kaxinawá, em Tarauacá. A aula inaugural da primeira turma do curso, composta por 22 alunos, aconteceu na própria aldeia semana passada, com a presença da diretora regional do Senac, Hirlete Meireles.

Os mais de 780 indígenas da etnia kaxynawá passam a ter, a partir de agora, acesso à educação profissional através de cursos que podem proporcionar a realização de projetos sociais que ajudem a melhorar a qualidade de vida de toda a tribo. Os cursos foram disponibilizados através do Programa Senac de Gratuidade  (PSG).

Os representantes do Senac assistiram ainda à apresentação de dança denominada “katxinawa” que, segundo os indígenas, foi realizada como forma de pedir proteção da floresta para o curso e para todos aqueles que fizeram parte do ritual.

“Para nós que somos da floresta, e tudo distante, é importante esse curso do Senac, que vai ajudar nossos jovens a aprender a fazer projetos que melhoram nossa vida. Nós agradecemos a todos do Senac por ter vindo aqui na aldeia, pedimos a proteção da floresta para eles”, disse o cacique Assis Gomes da Silva Kaxinawá.

A diretora regional do Senac, Hirlete Meireles, destaca o atendimento da instituição na aldeia. “Eu fico imensamente feliz por estar fazendo parte de todo esse processo de interiorização. Ampliamos nosso atendimento e conseguimos atender os 22 municípios do nosso estado”, finalizou.

Rolar para cima