O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, em parceria com a Associação das Mulheres do Segundo Distrito, formou 17 alunas do curso de confeiteiro por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –Pronatec. O evento aconteceu na sede da própria associação, localizada no bairro Cidade Nova.
A instituição disponibiliza cursos profissionalizantes por meio de parceria com a Associação das Mulheres do Segundo Distrito para atender pessoas carentes do bairro Cidade Nova. O objetivo é capacitá-las e inseri-las no mercado de trabalho, promovendo a inclusão social de toda a comunidade carente.
Norma Sueli, presidente da Associação das Mulheres do 2º Distrito, ressalta a parceria firmada com a instituição. “Agradecemos a parceria com o Senac e pela oferta de cursos que proporcionam a todas essas mulheres uma qualidade de vida melhor, conclui.
O curso de confeiteiro tem duração de 300 horas/aula e se divide em duas etapas, a primeira em aulas teóricas, onde o aluno adquire o conhecimento científico. Na segunda etapa toda atenção é voltada para parte prática onde envolve formas de fazer, texturas, coloração de massa, recheios, receitas e quais objetos culinários devem ser utilizados na confecção de bolos e tortas.
“Já comecei a trabalhar fazendo bolos e tortas por encomenda e minha renda já é de mais de um salário mínimo onde complemento meu ganho com salgados que também aprendi fazer com as técnicas que adquiri em curso também do Senac. O Senac mudou minha vida”, destaca a formada Elenilda Farias.
Para diretora regional do Senac, Hirlete Meireles, o resultado é positivo, sobretudo pela parceria estabelecida. “Nós do Senac temos a certeza de que hoje é o coroamento de todo processo de capacitação na qual as formadas passaram e se colocam a disposição do mercado de trabalho. Todo esse resultado só é possível ser obtido através da parceria com a associação”, finalizou.
Texto e foto: Sandro de Brito