Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Senac do Acre implanta Programa Ecos de sustentabilidade

Compartilhe essa publicação:

Com base no compromisso que as instituições vêm adquirindo a respeito dos passivos socioambientais. Este foi o objetivo da implantação do programa ECOS, em 2010, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com os departamentos nacionais do Senac e Sesc, e, desde então, o projeto vem tornando-se fundamental na implementação de ações responsáveis por conduzir a mudança de pensamentos, paradigmas, posturas e procedimentos internos, preconizados pelo desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

De acordo com a consultora de implantação do programa Ecos no DR/Senac Acre, Eliza Clara de Arruda, do Senac/MT, o início do processo de mudança ocorreu em 2010, quando surgiu o Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac. Direcionado ao público interno das três instituições, o programa consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente para a mitigação dos impactos relacionados às atividades das instituições que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.

Para a consultora, o programa terá um ano para ser implantado no Senac do Acre, e terá parte da despesa, (60%) custeada pelo Senac Nacional. “Este programa visa principalmente contribuir de maneira significativa para preservação do meio ambiente através de ações socioambientais. Neste primeiro momento da implantação, estamos realizando a mostra do programa Ecos, onde os colaboradores do Senac do Acre, após um ano de sua implantação, serão multiplicadores das informações. A partir de agora, as equipes formadas passarão a traçar o planejamento estratégico de suas ações e planejar as ações que serão levadas ao interior do Estado”, destaca a consultora.

Para a diretora do Senac do Acre, Hirlete Meireles Pinto, a implantação do programa no Estado seguirá a linha de atuação dos outros DR’S com adequação do programa à realidade do Estado, “Nós optamos pela implantação do programa no Senac do Acre dada a importância e os bons resultados que o projeto mostrou em outros estados na conservação do meio ambiente. O Acre é um Estado que tem a bandeira da ecologia levantada, e nós do Senac temos a responsabilidade de incentivar a implantação e o aperfeiçoamento contínuo do sistema de gestão ambiental, integrado aos demais sistemas de gestão da instituição. Portanto, estamos satisfeitos com a implantação do programa Ecos e acreditamos que podemos contribuir na promoção de políticas de sustentabilidades dentro da instituição”, finaliza Hirlete.

Missão

O Ecos, Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac, tem como missão planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac, com o objetivo de mitigar os impactos socioambientais e otimizar o uso dos recursos das instituições.

Rolar para cima