Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Senac ajudando a costurar caminhos

Compartilhe essa publicação:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac – capacitou mais 14.000 pessoas durante o ano de 2013, em cursos técnicos totalmente gratuitos através de programas de gratuidade, um deles é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, oportunizando pessoas de baixa renda a se formarem e ingressarem no mercado de trabalho, aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Milhares pessoas como Geani dos Santos Barroso, conseguiram conquistar espaço no mercado de trabalho, melhorar sua renda e qualidade de vida através do Senac. “Quero voltar a estudar, me aperfeiçoar na área da costura a qual me formei, me especializar”. Com essa visão, Geani recebeu das mãos da coordenadora do Senac do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, Socorro Lima Verde, o certificado de conclusão do curso de costureiro em janeiro.

“Para nós do Senac é uma satisfação entregar um certificado de conclusão a uma pessoa que conquistou sua independência através dos cursos ofertados por nossa instituição. O Pronatec é um programa que abre janelas e proporciona uma visão de futuro melhor para as pessoas”, ressalta a coordenadora.

Com bastante dificuldade para manter a casa e custear as despesas da família, a família sobrevivia somente da renda do marido e de doações de amigos e vizinhos. “Eu estava desesperada com a situação que vivia com meu pai doente, precisando dos outros e vendo meus filhos sempre querendo alguma coisa e a única forma que encontrei foi fazer algo que me trouxesse renda, foi quando vi no Senac a maneira de estudar e me capacitar para ingressar no mercado de trabalho montando meu próprio negócio”, conta Geani.

Após uma visita as instalações do Senac, Geani fez sua inscrição no Pronatec. “Hoje pago os remédios que meu pai precisa tomar, pago a locomoção dele ao hospital quando necessário, compro o que meus filhos mais precisam, tudo isso com a renda que ganho com meu trabalho que aprendi a fazer estudando no Senac”, relata a ex-estudante com emoção.

Após 160 horas/aula e aproximadamente dois meses de duração, o curso de costureiro proporciona ao aluno a teoria e prática, que engloba feitura de peças de vestuário totalmente dentro das tendências de mercado. “O Senac me ajudou a enxergar as oportunidades para que eu pudesse melhorar minha vida em todos os sentidos, até minha autoestima foi lá pra cima, estou vivendo um ótimo momento, o Senac mudou a minha vida completamente”, explica.

Depois da capacitação, Geani não quer parar de estudar. “Quando eu me formei pelo Senac senti a necessidade de continuar estudando em busca de mais conhecimento, o mundo do saber é maravilhoso”, relata.

Para a Diretora Regional do Senac, Hirlete Meireles, a educação é o principal caminho para o sucesso. “A educação profissional é, sem dúvida, o caminho mais curto para se alcançar um posto no mercado de trabalho que esta cada vez mais exigente e competitivo. Somente através da capacitação é possível ocupar e desenvolver uma atividade de excelência nesse mercado de trabalho”, conclui Hirlete.

Texto e Foto: Sandro de Brito

Rolar para cima