Com o objetivo de avançar a discussão acerca da Inspeção Técnica Veicular (ITV) e da Margem de Valor Agregado (MVA), empresários varejistas de peças e acessórios automotivos de todo o Brasil debateram os temas na última quinta-feira, 5, durante a Reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE), em Brasília. O Acre contou com a representação do presidente do Sindicato do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos do Estado do Acre (Sincopeças) e 1º-secretário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), Valdemir Nascimento.
Segundo Nascimento, a reunião foi proveitosa, pois questões amplas – necessárias para a segurança no trânsito – foram discutidas de modo salutar. “Os sindicatos expuseram, principalmente, as necessidades acerca de certas mudanças que devem começar imediatamente”, explica.
O ITV é uma prioridade na Câmara, segundo o coordenador da CBCPAVE, Ari dos Santos, já que sua implantação seria benéfica tanto para a sociedade quanto para a elevação do nível de segurança nos automóveis, além da redução na poluição ambiental. Nascimento afirma que, apesar de ser uma medida que deve passar por vários trâmites, faz-se necessária. “É um questão de conscientização da população, e pretendemos fazer todo este trabalho com pits stops, nas ruas das cidades”, enfatiza.
O MVA na substituição tributária também foi discutido de modo enfático na reunião. De acordo com o presidente do Sincopeças, a Margem é necessária para realizar a substituição tributária feita pelos Estados, uma cobrança do ICMS de modo antecipado em uma venda futura.
A Câmara deve sugerir que cada sindicato, junto às Federações de comércio dos estados, dialogue com autoridades quanto ao assunto e objetivando um bom acordo.