Com o objetivo de analisar as diferenças nos preços dos materiais escolares da capital acreana, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), realizou entre os últimos dias 3 e 6 de janeiro estudo junto a seis papelarias e comércios do segmento, para o procedimento de cotação. A constatação foi de que os valores seriam relativamente lineares, mas a instituição recomendou sondagem prévia do consumidor.
Dos itens de materiais considerados para o levantamento, 31% apresentaram variações positivas de preços de até 100%, seguidos de mais 41% com variações positivas entre 100% a 200%. A pesquisa concluiu, portanto, que 72% dos materiais exigidos pelas escolas são encontrados no segmento das papelarias a preços com variação de até 200%.
Também dentre os itens analisados, 18% apresentaram diferenças de valores entre 200 a 400% no mercado das papelarias de Rio Branco, e 10%, acima de 400%.
O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC e responsável pela pesquisa, Egídio Garó, reiterou que este é mais um esforço em manter o mercado informado quanto aos interesses de vendedor e comprador. “Num tempo de grande consumo de material escolar, necessário às atividades dos alunos matriculados nas escolas de ensino básico da cidade de Rio Branco”, finalizou.