A Fecomércio/AC aponta Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) do mês de outubro, em que cerca de 63.142 acrianos encontram-se endividados, quase 63% dos entrevistados. Um número menor, quando comparado ao mês de abril, em que 65.385 dos acrianos estavam endividados.
A pesquisa, realizada nos últimos dez dias do mês de setembro, junto a 500 famílias em domicílio local, tem como finalidade avaliar, definir conceitos estatísticos e metodologias para caracterização e avaliação do endividamento das famílias, visando facilitar comparações com as taxas de endividamento, contas ou dívidas em atraso e condições de pagamento no âmbito familiar.
Segundo a pesquisa, quase metade das famílias acrianas estão comprometidos com as dívidas de cartões de crédito, cerca de 48,5%. As dívidas com carnês vêm em segundo lugar com 47,1%. Apenas 0,5% fazem dívidas no cheque especial.
A pesquisa também aponta diminuição da população com dívidas em atraso, cerca de 19,6%. Quase 80% dos entrevistados afirmam estar livres de contas pendentes após a data de vencimento. Da população com níveis de comprometimento de renda com dívidas para o próximo mês, só 19% acreditam quitar a conta totalmente. Um equivalente a 56% acredita poder pagar parcialmente.
- Comércio
Pesquisa da Fecomércio destaca nível de endividamento do acriano
-
Por Sircosum-MA
- • Publicado em
- •