O Mesa Brasil Sesc é parceiro do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na realização da I Mostra de Experiências de Bancos de Alimentos, nos dias 5 e 6 de maio, em Brasília. O evento tem como objetivo apresentar e debater iniciativas promovidas no País em prol da segurança alimentar e nutricional.
A programação contará com mesas-redondas e minicursos, reunindo cerca de 200 participantes, entre gestores federais, estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, entre outros.
Durante o evento, serão apresentadas 10 experiências provenientes de todas as regiões do país. A Mostra de Experiências de Bancos de Alimentos faz parte do projeto de formação de uma Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, que irá operar de forma colaborativa e associativa. Sua missão é fortalecer e integrar a atuação dos bancos de alimentos de modo a contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil.
O Mesa Brasil Sesc trabalha desde 2003 junto com o MDS no combate a fome e ao desperdício de alimentos. O Ministério é um dos parceiros do programa, que atualmente conta com o apoio de 3 mil empresas doadoras. No ano passado, o trabalho realizado por esta rede solidária resultou na arrecadação de mais de 44 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos a 6.565 entidades cadastradas.
Pessoas ligadas a instituições e sociedade civil que desenvolvam trabalhos na área poderão inscrever seus relatos para a I A Mostra de Experiências de Bancos de Alimentos até 25 de março. As inscrições apenas como participante iniciam no dia 28 de março.
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
Saiba mais sobre o Mesa Brasil Sesc no site: www.sesc.com.br/mesabrasil