O Serviço Social do Comercio (Sesc), através do projeto Sesc lançamentos, lança no próximo dia 11 de abril, às 19 horas, no Sesc do Centro, a mais nova obra de literatura infantil: “O Canto do Uirapuru”, do artista plástico e escritor Enilson Amorim . A obra foi financiada pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e conta com apoio do Sesc no Acre.
O artista já lançou outras obras infantis como “Mapinguari, a Lenda”, “Abelardo e o Curupira” e “Clarinha e o Boto”, todos com uma temática enraizada no folclore local. Enilson afirma que sempre quis escrever para as crianças. “A leitura visual, unida à escrita, sempre foram ferramentas de extremo poder de sedução para atrair a meninada ao hábito da leitura”, diz.
A obra
O livro narra um romance entre um índio de nome Urutá e uma menina chamada Jarina que se amam e são proibidos de se relacionarem por um seringalista muito malvado. Com isto, o índio, não se conformando com a separação, resolve implorar ao velho cacique para transforma-lo num pássaro cantador e, com isto, se manter bem perto de sua amada. Além disto, o livro é repleto de belas ilustrações produzidas a punho pelo próprio autor.
O autor
Amorim militou na imprensa acreana no inicio dos anos 1990, trabalhando como cartunista e diagramador por mais de 15 anos. Além de ter recebido diversos prêmios na área das artes visuais no Acre e em outros estados do Brasil, o escritor diz estar satisfeito pela sua contribuição literária em terras acreanas e que, agora, passará a divulgar a nossa cultura em outros lugares do país.
O inicio na literatura aconteceu em 2009, quando lançou seu primeiro livro Infantil “Mapinguari, a Lenda”, obra esta que virou um enorme sucesso entre os pequenos, chegando a ser adotada por diversas escolas de Rio Branco e outros municípios.
Mais tarde, seu livro do Mapinguari virou o primeiro clássico animado em 2D produzido no Acre, tanto que o curta foi selecionado em 2014 pela curadoria do Sesc Amazônia das Artes para ser exibido em 11 estados Brasileiros no mês de maio de 2015.
Foto: Divulgação.