A Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac) recebeu, nesta sexta-feira, 10, sete consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/AC) responsáveis por elaborar os trabalhos de mapeamento de processos dentro do órgão. A intenção é implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas (REDESIM).
O REDESIM simplifica e diminui o tempo e o custo na abertura de uma empresa e, com ele, pode-se consultar a viabilidade para a abertura de uma empresa e o acompanhamento do processo, por exemplo, informando ao cidadão requerente se órgãos conveniados deferiram a viabilidade do procedimento.
A participação do Sebrae/AC no mapeamento se dá pela necessidade dos consultores em conhecerem a metodologia utilizada pela Juceac, segundo informações do presidente da Junta, Leandro Domingos. “Principalmente na análise dos processos, visando aprimorar o procedimento com a implantação do novo programa”, explica.
Ainda de acordo com Domingos, é recomendação do governador do Acre, Tião Viana, a implantação do REDESIM de modo rápido. “É um sistema que dá maiores facilidades e agilidades na criação e registro de novos negócios no Acre, diminuindo o prazo para o registro de uma empresa”, enfatiza.
O programa é realizado por meio de uma parceria entre a Juceac e o Sebrae/AC e, na próxima semana, deve ser assinado um contrato com a Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), detentora do programa integrador. Proximamente, deve ser licitado o serviço de digitalização de todo o acervo processual da Junta Comercial, hoje composto por mais de 55 mil empresas.
O cronograma prevê, ainda, a implantação do integrador em cinco prefeituras e diversos órgãos que, direta ou indiretamente, estão relacionados com o registro de empresas. Em uma primeira fase, serão integrados órgãos sediados na capital acreana, como a Prefeitura, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria de Estado de Fazenda do Acre, o Corpo de Bombeiros do Acre e o Sebrae/AC.