Com o objetivo de debater abertamente as questões estratégicas para 2020, a Câmara Técnica de Turismo realiza na próxima quarta-feira, 27, o I Fórum para o Desenvolvimento do Turismo no Estado do Acre. O evento acontece no auditório do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 2473 – Bosque, 1º andar, a partir das 14h30. Para participar, é necessário se inscrever pelo endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1Qs4xmikGVEZx_D-dxXFGFrFZfu5lyerGQUrAVrq….
O evento deve englobar órgãos da administração pública estadual e municipal, além de entidades que compõem o trade no Estado, como a ABIH, ABRASEL, ABAV, SEBRAE e empresários do setor.
De acordo com o representante da Fecomércio/AC na Câmara, Egídio Garó, o Fórum partiu da criação do grupo de trabalho orientado pela Câmara. “Além disso, espera-se o envolvimento de outros municípios nas questões a serem discutiras, que tratam dos planos estratégicos do estado, do município e as ações conjuntas desenvolvidas no atendimento comum das necessidades empreendedoras”, afirmou.
A Aviação Aérea Regional é um dos temas que devem ser discutidos durante o Fórum. “Como forma de subsidiar ações que fomentem a ampliação da aviação regional e o atendimento das demandas interioranas, notadamente naquelas que possuem aeródromos regionais, fomentando o turismo e os negócios locais”, reiterou Garó.
Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre – Articulação que reúne diferentes setores da sociedade com o intuito de debater e alinhar, coletivamente, estratégias para impulsionar o desenvolvimento local, e tem suas ações estruturadas a partir de dois eixos fundamentais: a criação de um Observatório do Desenvolvimento e a construção de Rotas Estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Acre. Integram o Fórum a Fecomércio, FIEAC, FAEAC, Federacre, Sebrae/AC, Governo do Estado do Acre, Ufac, Ifac, Embrapa, IBGE, Amac, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.
Observatório – Tem como proposta reunir informações estratégicas para o setor produtivo do Acre, avaliar o impacto de iniciativas empreendidas no estado, acompanhar o desempenho dos principais indicadores locais de desenvolvimento econômico, social e ambiental, e disponibilizar estudos sobre potencialidades e oportunidades de negócio no estado. A expectativa é de que esse trabalho contribua para a tomada de decisões, principalmente, de empresários, além de agentes públicos da esfera estadual e municipal, e da sociedade como um todo.