Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de implantação do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 10, reunião na sede do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC. Na ocasião, o assessor da presidência da instituição, Egídio Garó, apontou a atual situação do turismo acreano em busca de efetivação de melh orias.
Instalado em abril do ano passado, o Fórum de Desenvolvimento é um espaço coletivo que reúne representantes de 13 instituições: FIEAC, Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, FAEAC, Sebrae, Federacre, governo do Estado, Embrapa, IBGE, Ufac, Amac, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Trata-se de um ambiente onde setor empresarial e seus parceiros trabalham para impulsionar o crescimento sustentável do Acre.
De acordo com Garó, há a necessidade de se observar as potencialidades turísticas do Acre e verificar a obtenção das informações externas ao Estado. “Além de criar mecanismos de comunicação e troca de informações que possam agregar valor ao turismo do Estado; fomentar o desenvolvimento de ações que independam do Estado; identificar os pequenos negócios que agreguem valor aos eventos turísticos e romper paradigmas inerentes à cultura local”, explicou.
Para Garó, é importante detalhar o andamento para iniciar as atividades. “Dados do Anuário Estatístico de Turismo publicados em 2018 e referentes a 2017 indicam que mais de 28,5 mil turistas estrangeiros entraram no Brasil pelo Acre. O que foi feito para atendê-los? O que temos para aproveitar essas oportunidades? Na minha opinião, devemos verificar o turismo de fronteiras nas cidades-gêmeas, por exemplo, explorando o potencial de Brasileia-Epitaciolândia e Cobija, Assis Brasil-Iñapari e Santa Rosa do Purus-Santa Rosa. Temos de desenvolver ações que permitam um aumento no número de visitantes de outras entidades federativas brasileiras, e chamar, também, atenção para a questão aeroportuária.
Câmara de Economia Criativa e Turismo
No último dia 28 de março, foram consolidadas pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre a Câmara Técnica de Economia Criativa e Turismo e a Câmara Técnica de Construção Civil. Para a instalação da Câmara de Economia Criativa e Turismo, o Fórum trouxe ao Acre o professor doutor Alexandre Augusto Biz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fez uma abordagem detalhada do cenário do turismo no País e na Região Norte, apontando também alguns caminhos que o Estado pode percorrer para conseguir avanços no setor.
Em seu discurso, o pesquisador ressaltou que vê o Acre com grande potencial. “O turista nacional e internacional tem buscado muitas oportunidades de viagens. Tem ‘fatiado’ elas ao longo dos meses, viagens curtas, conforme aponta a Organização Mundial de Turismo. As pessoas olham seus destinos pelas redes sociais, compartilham informações e buscam novas experiências. Tudo isso nós temos no Acre, sobretudo o lado cultural e ambiental. Certamente, a instalação dessa Câmara Técnica irá alavancar muito o trabalho feito pelos parceiros do Fórum de Desenvolvimento”, acrescentou.
(Com informações ASCOM/Fieac)