Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Empresários de Plácido de Castro preocupados com o isolamento do Acre

Compartilhe essa publicação:

Mesmo o governo estadual e federal já terem garantido que não faltarão os produtos perecíveis, não perecíveis e demais bens de consumo no estado, os empresários de Plácido de Castro e o Sindicato do Comércio (Sincoplás) daquele município, procuraram o presidente da Fecomércio/AC Leandro Domingos, na tarde dessa segunda feira, (24). O tema do encontro foi pautado nas dificuldades encontradas pela recente crise que assola o estado do Acre, para que sejam elaboradas estratégias que possam amenizar as dificuldades, especialmente aquelas relacionadas às responsabilidades com os fornecedores e a sobrevivência dos negócios.

O presidente do Sincoplás, Gilmar Queiroz, enfatizou que a maioria das mercadorias tem ficado em Rio Branco e isso tem causado alguns transtornos em Plácido de Castro. “Entendemos que nossa população é pequena, mas também temos as nossas necessidades e precisamos de alguma garantia de que os alimentos também chegarão até nós. E isso faz com que nossos clientes venham até a capital para adquirir esses produtos e se não vendermos como iremos pagar nossos fornecedores? Estamos assustados com toda essa situação”, disse.

Sensibilizado, o presidente Leandro Domingos, informou que entrará em contato com os superintendentes dos bancos sociais que atuam no estado do Acre, para que de alguma maneira possam intervir na elaboração de planos que permitam, em curto prazo, amenizar as dificuldades surgidas por conta do isolamento. Outra preocupação demonstrada pela delegação foi a de cumprir com suas obrigações fiscais perante a fazenda do estado.

Sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS -, Domingos afirmou que manterá entendimentos com o governo no sentido de que sejam criados mecanismos que facilitem o recolhimento do tributo. “Vamos conversar com o governador e buscar apoio do estado para que este possa continuar exercendo seu papel amparado pelas instituições. Tião Viana tem se mostrado sensível as causas do nosso comércio, prova disto é a ampliação do prazo de pagamento das notificações do ICMS”, afirmou Leandro Domingos.

Rolar para cima