Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Empresários acreanos estão mais otimistas, revela consultor do Sistema Fecomércio/AC

Compartilhe essa publicação:

Assim como em todo o País, empresários acreanos também estão otimistas. A avaliação foi do consultor da presidência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, que na manhã desta quarta-feira, 30, comentou acerca o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, referente aos meses de maio e junho, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na última terça-feira, 29. Na ocasião, foi apresentado que, nacionalmente, os indicadores foram positivos quando relacionados às expectativas econômica (13,8%); do setor do comércio (11%); para e empresa (10,1%); quanto à intenção de investimentos (8,0%), quanto à contratação de funcionários (14,1%); e para os investimentos futuros (8,6%). O único indicador que retraiu do mês de maio para junho foi o que analisa a situação dos estoques (-0,2%).

Segundo Garó, este efeito foi causado por duas datas distintas no calendário do comércio: o Dia das Mães, em maio; e o Dia dos Namorados, em junho. Destaca-se ainda à injeção de parte dos R$ 44 bilhões na economia destinados ao auxílio emergencial, bem como o pagamento antecipado do 13º dos aposentados e pensionistas.

Garó explicou também que a Região Norte apresentou resultados positivos em todos os indicadores, incluindo na situação dos estoques. “As expectativas relacionadas à economia atingiram 4,8%, demonstrando confiança dos empresários do comércio; àquelas relacionadas com a situação da própria empresa, indicador positivo de 4,5%; com a perspectiva de investimentos de 5,6%, o que indica a intenção de expansão da atividade comercial; com a contratação de funcionários, representando 6,3% da intenção para geração de novos postos de trabalho no setor; e a situação dos estoques nessa região está favorável indicando um crescimento de 0,6%”, esmiuçou.

O consultor reiterou que o comércio acreano percebeu as mesmas expectativas, já verificadas ao longo dos meses de abril, maio e junho. “Quando já se apresentava uma pequena recuperação da atividade econômica do setor. Além disso, a facilidade de acesso ao comércio local pós-inauguração da obra viária sobre o Rio Madeira contribuiu, de forma ainda incipiente, na recuperação dos níveis de estoque de maneira mais breve do que o percebido em meses anteriores, o que interferiu positivamente nas expectativas do comércio local para investimentos e contratações futuras”, disse.

Espera-se, ainda segundo Egídio, que, com a continuidade da injeção dos recursos na economia local, as expectativas para os próximos meses sejam otimistas. “Agora contando com a proximidade do Dia dos Pais, no mês de agosto e, posteriormente com o Dia das Crianças e vendas de final de ano”, finalizou.

Rolar para cima