Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Com pesquisa de preços, pais conseguem diferenças de até 400% nos custos com material escolar, diz Fecomércio/AC

Compartilhe essa publicação:

Os pais que pensaram que iam se surpreender negativamente com os preços dos materiais escolares tiveram boas novidades. O preço do material escolar, segundo apuração da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), é relativamente regular, mas a instituição aconselha uma observação prévia por parte do consumidor, caso se considere a diferença razoável entre os custos de um mesmo item.

A pesquisa, idealizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), entre os dias 9 e 11 de janeiro, junto a sete papelarias rio-branquenses, com aplicação de modelo de cotação de preços no sentido de dar uma avaliação da oferta de mercado.

De acordo com os comerciantes entrevistados, dos itens de material escolar analisados no estudo, 31% apresentam variações positivas de preços em até 100%; outros 31%, diferenças de preços entre 100% e 200%. Isto significa que 62% dos materiais solicitados pelas escolas são encontrados nas papelarias com variação média de até 200%. É observado, ainda, que 27% dos materiais pesquisados têm variação de 200% a 400%, no mercado local e; 11%, acima de 400%.

Dos itens de material considerados para este levantamento, 50% são encontrados com o mesmo preço em mais de uma papelaria local. Assim como, dentre os preços cotados por cada papelaria, observa-se diferença, sendo a menor, de até 50% entre os valores totais.

A pesquisa observa que os itens com variação de preços acima de 400% elevam sensivelmente a média entre as papelarias, daí a importância de se pesquisar preços. Para efeito de mais economia no momento das compras de material escolar, o consumidor deve evitar se acompanhar de filhos ou outros dependentes nessa atividade, visto que materiais de marcas mais conhecidas costumam ser mais caros.

Rolar para cima