O Acre passou a integrar nesta quarta-feira, 5, a fase amarela na classificação da pandemia e, agora, bares, restaurantes, cinemas, teatros, manifestações culturais e pizzarias podem reabrir com restrições. O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, aproveitou a oportunidade para chamar a atenção do empresariado local quanto às atividades comerciais.
Garó relembrou que, recentemente, o Acre passou da bandeira vermelha- em que a maioria das atividades comerciais manteve-se fechada- para a laranja, e assim permaneceu por duas semanas. “Os indicadores definidos no Pacto Acre sem Covid apontaram para uma flexibilização no grau de risco, conduzindo o Estado para a bandeira amarela. Isso significa a abertura de segmentos que até então não funcionavam por conta da legislação”, explicou.
Restaurantes, bares, lanchonetes e pizzarias, bem como manifestações culturais, agora podem retomar suas atividades observando as regras de biossegurança, o distanciamento das mesas e frequentadores, e a limitação da capacidade. “Esta é uma boa notícia para o setor do comércio e serviços; contudo, uma preocupação passa a acompanhar os empresários dos setores e está relacionada aos estoques – hoje muito baixos, senão inexistentes -, o que não permitirá uma retomada imediata das atividades”, acrescentou.
Ainda segundo o assessor, flexibilizações são permitidas com a mudança de faixa, como o shopping e galerias. “Que agora podem atender 60% de sua capacidade, exceto praça de alimentação e de diversão. É importante ressaltar que a situação pandêmica ainda existe e a população deve manter todos os cuidados necessários para a manutenção de sua saúde e dos demais consumidores que frequentarem os espaços”, finalizou.