Com o objetivo de avaliar o comércio e os consumidores a respeito das compras para a Black Friday deste ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre – Fecomércio/AC – realizou no período de 06 a 09 do mês de novembro, com 300 pessoas na cidade de Rio Branco.
A pesquisa aponta 61% da população, na Black Friday os preços do comércio devem se mostrar mais atrativos, 28% as condições para vendas mais competitivas. Desses, 6% acham que há esforço do comércio para aumento de vendas.
Uma parcela de 37% da população não se mostra estimulada para gastos na Black Friday. Para 15% dessa parcela, não há efetiva redução de preços e outra de 12%, considera apenas mais propaganda comercial. Dentre a população que não considera como dia atrativo para gastos de consumo, 10% aposta até em aumento de preços na data. Ainda com relação a estímulo a compras, 3% não se manifestam a respeito.
Com relação aos bens passiveis de maior procura na Black Friday, 72% da população devem aproveitar a Black Friday deste ano para compras. Dessa população 24% vão procurar televisor, 12% aparelho celular, 11% notebook e 6%, roupas de marcas. Ainda no conjunto dessa população, 32% não declinam sobre o desejo de compra e 15% devem gastar com geladeira, fogão, microondas, perfumes etc.
A pesquisa destaca que 49% da população estimam, gastos iguais ao do ano passado. Entretanto, 28% sinalizam a perspectiva de gastos aumentados. Outra parcela de 23% acredita em redução.
Quanto a comprometimento do 13º salário na próxima, 40% da população economicamente ocupada de Rio Branco afirma não receber esse salário extra. Dos 60% que fazem jus, 28% não manifestam interesse em comprometimento do 13º salário, 26% admitem comprometimento parcial.
Com relação ao valor estimado para gastos na Black Friday, 31% da população de Rio Branco, admite valor unitário médio de até 200 reais. Outra parcela de 20% demonstra perspectiva de gastos entre 200 a 400 reais, e 27%, acima de 400 reais.
Com relação aos meios para pagamentos dos gastos estimados para a Black Friday deste ano, 40% da população deve se utilizar do cartão de crédito, enquanto 41% com disposição de pagamento à vista vão usar cartão de débito e dinheiro em espécie 21%. A parcela de 19% não especifica quanto ao meio para pagamentos.
A pesquisa aponta ainda, mesmo a Black Friday a um mês do Natal, data de maior movimento no comércio brasileiro, para 15% da população rio-branquense, os possíveis gastos, não irão comprometer a condição de consumo para as festas de Natal. No entanto, 47% não demonstram tamanha segurança e outra parcela de 38% ainda acredita em condições financeiras compatíveis para gastos nas duas datas.