A Fecomércio/AC aponta em pesquisa que 72% dos empresários estão com uma perspectiva de maior demanda nas vendas de final de ano, possibilitando assim a geração de empregos em regime temporário no período. Um número maior quando comparado com o mesmo período de 2013, em que apenas 46% pretendiam contratar.
A pesquisa, realizada de 10 a 14 de novembro com 251 empresários do comércio local, tem como finalidade visualizar a perspectiva do comércio do Acre quanto às vendas no período de fim de ano.
Conforme o levantamento, a maior perspectiva de contratação é para o cargo de vendedor, com 35%. Já 19% dos empresários pretendem contratar pessoas para ocupar a função de operador de caixa e 8% para serviços de reposição.
Ainda para 70% dos entrevistados, mesmo com um cenário de aperto para a economia, existe a possibilidade de contratação efetiva de parcela dos contratados sob o regime temporário nesse fim de ano. No entanto, para 58% dos empresários, aqueles que não forem contratados pelo empregador logo ao término do período temporário devem encontrar certa dificuldade para acesso rápido ao mercado de trabalho.
Na opinião de 93%, o Natal representa a melhor data para as vendas no varejo, o que faz 62% acreditar em vendas melhores neste ano em relação à data comemorativa de 2013.