
Com o propósito de fortalecer o setor terciário e ampliar o impacto institucional do Sistema Comércio no cenário nacional, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Acre participou do Sicomércio 2025, realizado de 9 a 11 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A delegação acreana foi liderada pelo presidente da Fecomércio-AC e vice-presidente financeiro da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Leandro Domingos, e pelo vice-presidente do Sistema, Marcos Lameira.
O Sicomércio é um evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), focado no setor terciário, ou seja, no comércio, serviços e turismo. O evento reúne lideranças sindicais, empresários e autoridades para discutir temas relevantes para o setor, como inovação, gestão e desenvolvimento econômico.
O intuito é de fortalecer a atuação das entidades sindicais e promover a integração entre as diversas esferas do Sistema Comércio. O evento aborda temas como a modernização das entidades representativas, a qualificação das lideranças e a importância do setor terciário para a economia nacional. Além disso, o evento contou com a participação de especialistas em inovação, gestão e liderança institucional, que compartilham conhecimentos e experiências para impulsionar o setor.

A abertura do Sicomércio 2025 contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o presidente da CNC, José Roberto Tadros; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; e o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florencio de Queiroz Junior. O evento, promovido pela CNC, reúniu as 34 federações do comércio, além do Sesc Brasil e Senac Brasil, com o objetivo de debater temas estratégicos para o fortalecimento das entidades sindicais e o desenvolvimento do setor terciário.
Ao longo da programação, foram abordados temas como liderança institucional, inovação, gestão e desenvolvimento econômico, com a presença de especialistas que compartilham experiências voltadas à modernização das representações empresariais.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC e vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos, destacou a importância estratégica do evento para a troca de experiências, qualificação das lideranças e fortalecimento institucional das entidades do setor terciário: “O Sicomércio é um evento muito grande, onde nós temos a oportunidade de elevar os nossos conhecimentos por meio de palestras ligadas ao nosso sistema, aos nossos interesses. Este é um evento que reúne todos os sindicatos patronais do comércio do Brasil, e hoje, nós temos aqui em Brasília aproximadamente 1.200 sindicatos filiados às federações do comércio e, consequentemente, à própria Confederação Nacional. É uma oportunidade também de troca de experiências e de ampliação do nível de conhecimento”,destacou.

Ainda de acordo com Leandro Domingos, “a CNC contratou para o Sicomércio os melhores palestrantes do Brasil para que se apresentem e transfiram conhecimento a todos os presidentes de sindicatos. Então, é um momento extremamente importante para o nosso sistema. Hoje, inclusive, nós teremos a oportunidade de receber o presidente da Câmara dos Deputados, que deverá falar sobre a questão da reforma administrativa uma reforma tão necessária e importante para o nosso país, sabemos que não adianta só ter uma reforma tributária se não tivermos também uma reforma administrativa que possa adequar o tamanho do Estado à capacidade contributiva das empresas brasileiras”,afirmou.
O Sicomércio é um evento grandioso, que a CNC realiza de dois em dois anos e, quando encerramos um ciclo como este, já iniciamos a programação do próximo, e isso é muito salutar para o nosso sistema pois, fortalece a economia brasileira, fortalece as entidades representativas e mostra à sociedade a grandiosidade que é o Sistema Comércio, formado pela Confederação, pelas federações, pelo Sesc, pelo Senac e pelos sindicatos de todo o Brasil”, concluiu, Leandro Domingos.
O vice-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Marcos Lameira, ressaltou o papel estratégico da CNC na promoção de um espaço plural de diálogo entre empresários, sindicatos e representantes do poder público. Ele destacou a relevância dos temas discutidos e a representatividade do evento para o futuro do setor terciário no Brasil:

“Mais uma vez, a Confederação Nacional do Comércio dá um exemplo de organização ao reunir aproximadamente 1.700 pessoas para discutir o modelo sindical, o sistema sindical, as dificuldades das empresas e os caminhos que devemos seguir diariamente.
Aqui, estamos debatendo assuntos importantes para os empresários, como a reforma tributária e a possível redução da jornada de trabalho, de seis por um para quatro por três, um grande desafio não apenas para as empresas, mas também para os sindicatos, trabalhadores, governo, previdência e para os mecanismos de reposição. É um tema que precisa ser enfrentado no Congresso Nacional com o apoio das entidades empresariais e representativas.
Também temos a oportunidade de conhecer inovações, o que há de mais moderno e aplicável às empresas, com foco na melhoria contínua do ambiente de negócios.
O objetivo da CNC, ao reunir mais de 1.200 sindicatos e outras representações, é garantir que, com a união de esforços e forças, possamos discutir pautas relevantes e transformadoras. São assuntos que impactam tanto os pequenos negócios quanto as grandes empresas. Seja micro, pequena, média ou grande, toda empresa faz parte dessa discussão e o foco sempre será fortalecer quem representa a maior fatia dos negócios no país, o setor de comércio, serviços e turismo e isso é fundamental para todos nós.”
O segundo vice-presidente da Fecomércio-AC, Leonel Soncin, destacou a importância do Sicomércio 2025 como espaço de atualização técnica e estratégica para os líderes do Sistema Comércio. Ele ressaltou o papel do evento na disseminação de conhecimento e na preparação das instituições para os desafios do presente e do futuro:
“Esse evento do Sicomércio, realizado pela CNC, é muito importante para a nossa classe. É um encontro que traz muitas inovações em tecnologia, atualizações legislativas e palestras relevantes sobre temas como inteligência artificial, LGPD e informações fundamentais sobre o nosso sistema e como aprimorá-lo. É uma oportunidade de extrema importância para nos atualizarmos e levarmos esse conhecimento, esses novos procedimentos e informações que o mercado oferece ao nosso sistema, com o objetivo de melhorar os ambientes de negócios em que atuamos.”
O superintendente da Fecomércio Acre, Luiz Pontes, destacou a importância do Sicomércio 2025 como uma das principais plataformas de atualização sindical e reforçou o compromisso da Federação em aplicar os conhecimentos adquiridos durante o evento: “A Federação do Comércio do Estado do Acre está participando de um dos maiores eventos sindicais realizados aqui em Brasília. Esse evento busca disseminar conhecimento sobre as atualidades que envolvem as entidades sindicais e com a Federação do Comércio do Acre não seria diferente, estamos absorvendo conhecimento e práticas que, em breve, levaremos de volta à nossa base, para aplicar tudo o que vivenciamos e aprendemos intensamente nesses três dias.”
Representando a atuação sindical, participaram do evento os presidentes e representantes dos sindicatos que integram a base do comércio no estado, filiados à Fecomércio-AC:

O que disseram os representantes sindicais:
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia (Sincobras), José Luiz Revollo Júnior, destacou a importância da participação no Sicomércio 2025 como forma de fortalecer o conhecimento e ampliar a representatividade dos empresários do interior do Acre. Segundo ele, o evento é uma oportunidade valiosa de atualização para os líderes sindicais e suas bases:
“Estamos aqui no Sicomércio, em Brasília, vivendo esses três dias de imersão muito produtiva, e o Sindicato dos Lojistas de Brasiléia (Sincobras) não poderia ficar de fora. Através da Fecomércio Acre, o sindicato se faz presente, e com ele, os empresários de Brasiléia também estão aqui neste espaço, onde estamos aprendendo muito sobre os cenários políticos e econômicos para 2025 e 2026.
A representatividade da inteligência artificial, que está se tornando uma ferramenta poderosa para ajudar o empresário, tem sido um dos temas de destaque, além dos mais diversos meios e estratégias que estamos conhecendo, e todo esse conhecimento será levado para a nossa população e para os empresários filiados ao Sindicato dos Lojistas de Brasiléia.”
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Autopeças do Acre, (Sincopeças), Valdemir Nascimento, destacou a relevância do Sicomércio 2025 como espaço de aprendizado e valorização do setor automotivo. Ele também celebrou a importância histórica do evento, que marca os 80 anos da CNC:
“Estamos aqui no Sicomércio 2025, comemorando inclusive os 80 anos da CNC, e o Sincopeças está presente para adquirir conhecimento voltado ao nosso setor de autopeças. É uma honra muito grande estar aqui, representando o sindicato por meio da Federação do Comércio, junto com todas as federações do Brasil, nesse encontro em Brasília proporcionado pela CNC, que está de parabéns pela organização do evento. Estou muito feliz em poder adquirir e levar conhecimento à nossa categoria.”
O presidente do Sindicato Varejista do Comércio de Plácido (Sincoplas), Gilmar Pessoa, agradeceu à CNC e à Fecomércio-AC pela oportunidade de participar do Sicomércio 2025. Ele ressaltou o valor do evento como espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da atuação sindical: “Primeiramente, quero agradecer à CNC pela oportunidade que oferece a nós, que estamos à frente dos sindicatos, de participar de um evento tão importante como o Sicomércio, aqui, temos a chance de encontrar presidentes de outros sindicatos, trocar ideias e adquirir novos aprendizados. O evento é um grande sucesso e extremamente enriquecedor para todos nós. Por isso, quero expressar minha gratidão à Fecomércio por nos proporcionar essa participação em um evento tão grandioso.”
A presidente do Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros do Estado do Acre (Sindbeleza), Simone Felix, ressaltou a importância de participar do Sicomércio 2025 como forma de adquirir conhecimento e fortalecer o setor da beleza no estado. Segundo ela, o evento é um espaço inspirador de aprendizado e conexão: “Que satisfação estar aqui participando do Sicomércio, junto aos empresários, presidentes e representantes de sindicatos ligados às federações do comércio de todo o Brasil, para adquirir conhecimento e compartilhar com nossos empresários acreanos. Aqui enxergamos que o mundo empresarial está com sede de conhecimento, e por isso, é um privilégio estar presente neste evento, por meio da CNC e da Federação do Comércio.”
Representando o Sindicato do Comércio Varejista de Feijó (Sinfeijó), Jociley Braga destacou o impacto positivo da participação no Sicomércio 2025. Para ele, o evento contribui diretamente com a modernização sindical e o fortalecimento da representatividade empresarial no Acre: “Participar do Sicomércio 2025 foi uma experiência enriquecedora. O evento trouxe à tona temas fundamentais, como a reforma tributária e a transformação digital, que impactam diretamente o dia a dia das nossas empresas então, volto para o Acre com a missão de aplicar esses conhecimentos no fortalecimento das ações dos nossos sindicatos, apoiando os empresários locais com mais informação, preparo e representatividade.”
O vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Senador Guiomard (Sincosen), Ediard Silva, ressaltou a importância da participação no Sicomércio 2025 como oportunidade de atualização e troca de experiências. Ele destacou o papel da Federação do Comércio do Acre na valorização da atuação sindical: “Participar do Sicomércio 2025 é adquirir conhecimento e se atualizar sobre pautas como inteligência artificial, relações sindicais e uma variedade de assuntos atuais. Todo esse conhecimento agregado e adquirido aqui, irei levar para o nosso sindicato em Senador Guiomard, para aplicar no dia a dia dos nossos empresários. Quero agradecer à nossa Federação do Estado e ao nosso presidente Leandro Domingos, que proporciona a nós, presidentes de sindicato, a oportunidade de participar deste momento tão importante para o nosso segmento.”
Representando o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Rio Branco (Sivvea), o presidente em exercício, Elvando Albuquerque, destacou a importância do Sicomércio 2025 como espaço estratégico para o fortalecimento do setor e atualização das lideranças sindicais: “Estar presente no Sicomércio 2025 é uma grande oportunidade para o Sivvea, pois o evento traz pautas fundamentais para o comércio varejista de veículos e para o fortalecimento do setor como um todo.
Discutir temas como reforma tributária, transformação digital e modernização sindical nos permite ampliar a visão sobre os desafios e as oportunidades do nosso segmento. Volto para Rio Branco com mais conhecimento, novas ideias e, principalmente, com o compromisso de aplicar essas informações em prol dos empresários do nosso setor, contribuindo para um ambiente de negócios mais forte e representativo.”
O diretor financeiro da Fecomércio-AC, José Garcia de Medeiros, que participou do evento a convite do Sivvea, destacou a relevância institucional do Sicomércio 2025 e celebrou o marco histórico da CNC, que completa oito décadas de atuação em defesa do setor terciário: “Esse é um momento muito importante para a Federação do Comércio, de estar presente nesse evento com toda a diretoria, sindicatos e os nossos presidentes da Federação, Leandro Domingos, Marcos Lameira e Leonel Soncin. Quero parabenizar a CNC pelos seus 80 anos e por toda a excelente organização do Sicomércio.”
Entre Pontos

Outro momento de destaque da participação acreana foi a presença do presidente Leandro Domingos na gravação do programa “Entre Pontos”, da CNC, ao lado do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e do presidente da Fenacon, Daniel Coelho. Na ocasião o assunto foi sobre os micro e pequenos negócios que se tornam um eixo estratégico da economia brasileira, também foi ponto principal da entrevista, o lançamento do programa “MEI Conta com a Gente”, uma parceria entre a CNC e o governo federal para apoiar microempreendedores individuais com ferramentas de capacitação, gestão financeira e acesso a oportunidades de negócios.
O Sicomércio 2025 se consolida como um espaço privilegiado de articulação institucional, promovendo a integração entre as lideranças do setor e a troca de boas práticas que impulsionam o comércio, os serviços e o turismo como pilares da economia nacional.












