Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Pit Stop Diagnóstico de Veículos 2025 supera expectativas e movimenta o setor automotivo no Acre

Compartilhe essa publicação:

A sétima edição do Pit Stop Diagnóstico de Veículos, realizada nos dias 13 e 14 de setembro no estacionamento da Uninorte, foi um verdadeiro sucesso de público e engajamento social. Promovido pela Fecomércio-AC, Sebrae e Sincopeças-AC, o evento novamente consolidou seu papel como a maior ação de diagnóstico automotivo gratuito do Acre, aliando segurança, solidariedade e oportunidades de negócios.

Nos dois dias de programação, mais de 200 veículos passaram pelas 10 etapas do roteiro de inspeção, que avaliou 69 itens, desde sistemas eletroeletrônicos até mecânica geral. Somente o sistema de ar-condicionado, por exemplo, foi verificado em mais de oito subitens. Ao todo, mais de 800 itens foram diagnosticados, oferecendo aos motoristas um panorama completo do estado de seus veículos.

Para o presidente do Sincopeças-AC, Davi Nascimento, o resultado da edição 2025 consolida o evento como um marco para o setor.

“O Pit Stop é um projeto que une segurança automotiva, responsabilidade social e cidadania. Em 2025 superamos as expectativas, tanto no número de veículos atendidos quanto no engajamento da população, que participou ativamente e fez suas doações. Essa é a prova de que a parceria entre o Sincopeças, a Fecomércio-AC e o Sebrae é um caminho sólido para oferecer benefícios reais à comunidade”, afirmou.

Além dos diagnósticos gratuitos, o evento também serviu como vitrine para empreendedores e empresas do setor automotivo e da economia solidária. Os participantes também puderam usufruir de serviços promovidos pelo Sesc e pelo Senac, como exames de saúde, massagens, corte de cabelo, e design de sobrancelhas.

João Filho, sócio-proprietário da Mastercar Automotive, relatou sua satisfação com a participação:

 “Este ano realmente está bem movimentado. Conseguimos atender bastante gente, mostrar os serviços que oferecemos e até agendar reparos para a semana posterior. É uma oportunidade de contribuir com o estado, com a nossa categoria e mostrar um pouco do que fazemos para a população.”

Para Rafael Araújo da Tião Automecânica, que esteve no evento com sua equipe, a experiência foi igualmente positiva:

 “Foi um evento muito grandioso. Contamos com a ajuda de vários parceiros, mostramos nosso serviço e a qualidade do nosso trabalho. É uma chance de fortalecer parcerias e estar mais próximo dos clientes.”

Representando o setor de proteção veicular, Adson Ferreira, da AC Norte Proteção Veicular, destacou a importância do Pit Stop como espaço de conexão com o público e fortalecimento do empreendedorismo local:

 “Esse é o terceiro ano que a gente participa do Pit Stop, um evento automotivo que abre diagnósticos para veículos. É sempre um prazer estar presente em um evento desse porte. Este ano foi o mais top, com muito empreendedorismo e veículos. No próximo ano, se Deus quiser, estaremos de volta.”

Bruno Leandro, da Gorilla’Sat Rastreadores, destacou o alcance do evento:

“Quero agradecer à Fecomércio e o Sincopeças pela organização do Pit Stop 2025. É um evento aberto, grandioso, que permite mostrar nosso trabalho, trazer tecnologia e qualidade para o mercado e, claro, estar junto com o setor automotivo e com toda a comunidade.”

Com apresentações de suas lavadoras de auto pressão, a Majú Máquinas, concessionária Stihl, participou pela primeira vez do Pit Stop. O representante Lucas Maia reforçou a importância do Pit Stop para conscientizar os motoristas sobre revisões periódicas e manutenção responsável:

“Estamos participando pela primeira vez desta sétima edição do Pit Stop, que visa oferecer manutenção básica e periódica para motores, carros elétricos e sistemas de injeção. É muito importante manter o carro sempre em dia para evitar problemas futuros e reduzir a poluição, já que um veículo sem os devidos cuidados consome mais e pode gerar prejuízos. O Pit Stop realiza esse serviço gratuitamente, facilitando para quem tem pouco tempo ou acesso limitado. As pessoas ainda se divertem conhecendo nossos produtos. Nós, da Majú Máquinas, trazemos soluções voltadas para a área mecânica, limpeza doméstica e aspirações internas de carro.”

Economia Solidária também marcou presença no evento, participando pela primeira vez, Antônio Balica ressaltou a relevância do Pit Stop para fortalecer os negócios locais e criar oportunidades para a sociedade:

 “É muito importante este evento, que nos dá oportunidade, e nós queremos agradecer às empresas que nos convidaram para o Pit Stop. Este é o meu primeiro ano participando e já vejo como é fundamental para a nossa cidade e para a nossa sociedade, divulgando o nome das empresas e também apresentando os serviços que elas prestam. Queremos agradecer aos organizadores, porque eventos assim são muito importantes para todos nós.”

Quem também participou pela primeira vez, foi Romaida, empreendedora da economia solidária, o Pit Stop também representa oportunidade e crescimento:

“Os clientes nos receberam muito bem. Gostei do tratamento das equipes e da organização. Essa é uma oportunidade para nós que somos pequenos empreendedores, dá mais visibilidade e ajuda a crescer o nosso currículo e os nossos negócios.”

Adriel Andrade é do Grupo Novo Sabor, e participou do Pit Stop através da Economia Solidária, ele ressaltou que o Pit Stop é uma oportunidade única para divulgar produtos e fortalecer a geração de renda:

“Estamos participando pelo segundo ano consecutivo e consideramos esse evento fundamental para a divulgação do nosso trabalho. Temos que agradecer muito às pessoas que nos apoiam e ao excelente público que recebemos. Aproveitamos esse momento para gerar emprego e renda, e para mostrar o que fazemos. No próximo ano, se Deus quiser, estaremos de volta com novas oportunidades, porque vale a pena participar de um evento desse porte, apoiado pela Fecomércio, pelo Sebrae e Sincopeças, que oferecem toda a infraestrutura necessária.”

Com resultados expressivos e um público cada vez mais engajado, o Pit Stop Diagnóstico de Veículos 2025 se consolidou como um evento referência no Acre. Além de promover segurança automotiva e fortalecer a solidariedade por meio das doações ao programa Sesc Mesa Brasil, a iniciativa é um compromisso do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, do Sebrae e do Sincopeças-AC com o desenvolvimento social e econômico do estado.

Rolar para cima